Escolha Painel de Controle > Sistema e Segurança > Ferramentas Administrativas e clique duas vezes em Gerenciamento do Computador. No painel esquerdo, em Armazenamento, escolha Gerenciamento de Disco. Clique com botão direito do mouse em uma região não alocada do disco rígido e escolha Novo Volume Simples.
Sem a alocação adequada, você não consegue gravar, ler e armazenar dados no disco. Para acessar seus dados, talvez seja necessário corrigir o disco rígido não alocado e, em seguida, fazer a recuperação de dados HD externo.
Como recuperar partição perdida do HD
Veja como fazer:
Desconecte o HD do Win10, conecte o HD antigo e proceda com a instalação. Depois que estiver instalado, com os drivers e ajustes finos para deixar do teu jeito desligue e conecte o HD com o Win10. Para dar boot por um ou outro é só escolher pela tecla F12 qual o SO que pretende operar.
Basta selecionar RAID-0 e marcar os 2 SSDs que farão parte do arranjo e salvar. Todos os dados dos SSDs serão apagados portanto faça um backup antes. Depois, é só instalar o Windows no arranjo criado com espaço somado dos dois SSDs e pronto, sem mistérios.
Usar SSD e HD ao mesmo tempo deixa o PC mais rápido? Veja dicas
Você deve colocar os dois discos na mesma controladora, seja ela SATA3Gbit ou 6Gbit. Ao criar um volume RAID, todos os dados dos discos vão pro beleléu. Faça backup do que é importante pois uma vez o RAID criado, adeus dados.
Para configurar o RAID 0, acesse o Gerenciador de Disco do Windows nas Ferramentas Administrativas, clique com o botão direito do mouse no HD que esteja com espaço não alocado, e depois em “criar volume distribuído”. Leia a observação e clique em avançar.
No RAID 0, um disco é utilizado em paralelo com o já existente, dividindo o conteúdo entre os dois HDs. Já com o RAID 1, um segundo disco é usado paralelamente ao primeiro, e funciona como cópia idêntica. Toda vez que há uma escrita, os dados são modificados nos dois discos ao mesmo tempo.
Basta ativar o suporte no BIOS, acessar o BIOS RAID, "juntar" os dois discos e instalar o Windows. Se for o XP, gere o disquete com os drivers RAID (contidos no CD da placa-mãe) ou gere um CD usando o nLite para integrar os drivers caso não disponha de drive de disquetes.
Clique no botão RAID, selecione a opção "Criar uma partição RAID por software" como na imagem acima. Crie as partições que você vai usar para instalar o sistema....CONFIGURAÇÃO VIA HARDWARE
Insira o disco de driver da sua placa-mãe do fabricante . Pressione a tecla "S" na próxima tela para digitar o RAID SATA menu de carregamento do driver. Selecione os drivers que você deseja instalar. Cada seleção motorista vai ser específico para o sistema operacional que você pretende instalar na máquina depois.
Instalar o Windows usando os drivers SATA nativos Pressione a tecla F6, quando solicitado. Pressione a tecla S para especificar o dispositivo adicional. Insira o disco com o driver SATA na unidade A. Siga os prompts que aparecerem na tela.
Raid 10 ou 1 + 0: Para sua execução, são necessários, pelo menos, dois subgrupos de HDs em RAID 1, que são agregados em um único RAID 0. Assim, o arranjo total permite que os dados sejam gravados em todos os discos simultaneamente, sendo que cada subgrupo fica com um disco para produção e outro para espelhamento.
RAID é uma sigla para Redundant Array of Independent Disks ou Conjunto Redundante de Discos Independentes. É uma técnica que consiste em utilizar um conjunto de discos rígidos de forma que eles operem com maior eficiência.
RAID, sigla de redundant array of independent disks (Conjunto Redundante de Discos Independentes), é um mecanismo criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um PC qualquer, através do uso de HDs extras.