1. Pinça ou fita adesiva. Se parte do espinho estiver do lado de fora da pele, pode ser facilmente removido com o auxílio de uma pinça ou de um pedaço de fita adesiva. Para isso, deve-se puxar o espinho na direção em que ele ficou espetado.
4) Bicarbonato de Sódio: Faça uma pasta espessa com bicarbonato de sódio e água e aplique sobre a região limpa e seca. Cubra com um curativo ou esparadrapo e espere por 24 horas. A pasta fará a pele inchar e irá empurrar a farpa para fora.
Os cílios quando tocam o globo ocular além de provocar incômodo, pode provocar lesão ao olho. A sensibilidade do olho é maior que qualquer parte do organismo. Existem doenças que orientam os cílios contra o olho chamado de Triquiase. A triquiase pode ser de um ou mais cílios.
Cílios ectópicos são cílios que crescem no lugar errado ou na direção errada (distriquíase), ou seja, na parte interna da pálpebra e que começam a machucar a córnea. É mais comum no meio da pálpebra superior. O problema é mais comum em cães do que gatos e afeta mais comumente cães jovens.
Triquíase é o alinhamento incorreto dos cílios, que roçam o globo ocular sendo que pessoa não é portadora de entrópio. A triquíase se desenvolve mais comumente algum tempo depois da blefarite crônica (inflamação das bordas palpebrais) ou de lesão ou dano à pálpebra ou conjuntiva.
Lavar as mãos com água e sabão; Ficar em frente ao espelho e tentar identificar a presença do cisco; Piscar o olho afetado várias vezes, para tentar retirar o cisco naturalmente; Passar soro fisiológico no olho para fazer uma lavagem.
As atividades com risco de fagulhas, como marcenaria, carpintaria, pintura automotiva, serralheria e vidraçaria, merecem atenção diferenciada. Pedaços superficiais que atinjam os olhos podem ser removidos no consultório com colírio anestésico.