Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem. ... Os monossacarídeos mais comuns são as pentoses, como é o caso da ribose e da desoxirribose, e as hexoses, que podem ser representadas pela glicose, frutose e galactose.
Resposta. Os glicídios podem ser classificados de acordo com a organização das molécula, em três grupos: Monossacarídeos: glicídios simples, moléculas pequenas; Dissacarídeos: glicídios formados pela reunião de dois monossacarídeos; Polissacarídeos: glicídios complexos, moléculas grandes.
Os açúcares também são nomeados de acordo com o número de seus carbonos: alguns dos tipos mais comuns são trioses (três carbonos), pentoses (cinco carbonos) e hexoses (seis carbonos). Estruturas dos monossacarídeos. Por posição da carbonila: gliceraldeído (aldose), dihidroxiacetona (cetose).
São carboidratos constituídos por aldoses, que possuem o grupo aldeído (-CHO) na cadeia, e cetoses, que possuem o grupo funcional cetona (C=O). De acordo com o número de carbonos, os monossacarídeos são classificados em trioses (3C), tetroses (4C), pentoses (5C), hexoses (6C) e heptoses (7C).