Plantar as mudas nas covas preparadas previamente de modo a cobrir todo o torrão de terra. Para o bambu desenvolver de maneira adequada o solo deve ser mantido úmido nas primeiras semanas.
Como Fazer Passo a Passo
Dicas
Mas também se pode usar o bambu de diversas maneiras, como em móveis, pisos, revestimentos, proteção contra a erosão, abrigo de vida animal, tubo para condução de água, drenagem e aplicações em utensílios de decoração. Além disso, com o bambu podem ser fabricados papel, tecidos e até combustível.
Artesanato com bambu: 70 ideias para decorar o seu lar
Como fazer
Como fazer cerca de bambu simples: Passo a Passo Pegue o bambu de 1 m de comprimento e coloque na outra extremidade dos bambus enfileirados e assim repita a amarração com a corda de nylon; Repita o processo até fixar todos os bambus restantes e lembre-se de fazer as amarrações de forma alternada.
Agora que você já conhece os benefícios do broto de bambu é hora de aprender a prepará-lo! Antes de mais nada, o descasque até que a sua casca tenha saído por completo. Depois, corte tudo em tiras ou rodelas e leve para ferver por 10 minutos.
Tratamento no bambu de touceira Então, para caules de até 2,5 metros pode ser utilizado um tambor de 200 litros. Nele coloque 100 litros de água e 1 quilo de ácido bórico. Misture bem para dissolver e depois coloque os caules dentro do tambor. Essa mistura química atua para repelir a broca.
Com fogo: quando os dias estão nublados e é necessário secar o bambu rapidamente, pode-se usar fogo. Faz-se um buraco pouco profundo e sobre-se o solo e as esquinas com tijolos, para que não perca calor. O bambu deve ser colocado a uns 50cm acima do fogo.
Para se tratar o bambu por esse processo, além do maçarico, deve-se ter em mãos um pano molhado com diesel ou gasolina. O bambu deve ser apoiado nas duas extremidades e o maçarico deve ser passado, com o fogo baixo, de tal forma que não fique parado em um ponto por muito tempo.
Se você vai usar pequenas quantidades de bambu para fazer algum artesanato decorativo doméstico, simplesmente serre o bambu com uma faca afiada. O bambu pode ser cortado com precisão usando-se uma serra fina para madeira ou metal. Como ele é um material fibroso, tome cuidado ao final do corte para evitar rachaduras.
Para limpar o bambu envernizado, use um pano macio ou esponja com um pouco de água e sabão neutro. Retire todo excesso de água e limpe a peça delicadamente. Escolha um sabonete orgânico ou natural ao invés de detergente, que pode danificar ou descolorir o brilho natural do bambu.
A fibra natural pode ser pintada, porém o verniz ou a cera incolor preservam o aspecto natural da planta. O bambu deve passar ainda por um tratamento específico para que não crie fungos, por exemplo.
apodrecer o bambu,lembre-se que o bambu não pode perder a sua “pele”. Para isso use um verniz de boa qualidade.
Tinta Spray Arte Urbana Colorgin 350ml Bambu 941 - CasaDaArte.
Pegue um pano velho e esfregue essa resina nos colmos do bambu. A cor do caule deve mudar levemente de um tom de verde escuro para verde menta. Assim que todo o bambu atingir essa cor, coloque-o em um lugar para esfriar. Espere o caule esfriar o suficiente para manuseá-lo.
lua minguante
As espécies de bambu mais indicadas para o uso estrutural na construção civil são: Taquaruço, Dendrocalamus e Phyllostachys pubescens.
Taxonomia do Bambu
A maioria das especies possui brotos comestíveis, entretanto as recomendáveis são as variedades Dendrocalamus latiflorus (Bambu Chinês) , D. asper, D. giganteus (Bambu Gigante), Phylloslaces bambusoides, Bambusa tuldoides.
Bambu para Jardim e Cerca Viva
Existem no mundo em torno de 1.
De acordo com a Lista de Espécies da Flora Brasileira existem 258 espécies de bambu no País, distribuídas em 35 gêneros e encontradas nos diferentes biomas brasileiros.
bambú guadua
15 metros