Você já refletiu sobre a importância de um ambiente escolar inclusivo, onde as individualidades dos alunos são respeitadas e valorizadas? Para ter um espaço como esse, a questão da diversidade nas escolas deve ser considerada durante a sua gestão.
Também vale a pena promover eventos que integrem toda a comunidade. Você pode utilizar datas importantes como um guia para programar as celebrações. Bons exemplos são:
We take into consideration the importance that issues such as cultural diversity and identity have risen for the reflection on the role of the school today. Hence, in this text, we try to develop some ideas regarding this topic based on the elements brought by Laurent Cantet in the film "The Class". The option to discuss this question through elements/situations from a cinematographic piece of work is justified by the fact that we understand the relevance of the cinema as a language in expressing views, meanings and reflections on questions posed to society. Therefore, we try to discuss the way Cantet uses the microcosm of the classroom and of the school, highlighting their "walls" as a metaphor, so as to think about the society itself. We point out, as a result of the issues approached by Cantet, the relevance of the intercultural education proposals in order to rethink the role of the school today.
Na sala de aula, também é possível apresentar artistas que sofreram preconceito da sociedade por não se encaixarem no padrão da época. A partir daí, o professor pode trabalhar a biografia dessas pessoas junto à turma.
Do Ceará, temos o artigo “ The internationalization of Higher Education of Brazil in the Education area” que analisou a internacionalização do Ensino Superior do Brasil por meio da distribuição de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para o exterior, na área de Educação, no período de 1998 a 2020. Os resultados evidenciam o crescimento do número de instituições e de bolsistas no exterior ao longo dos anos pesquisados, principalmente nos países do Norte Global, e apontam um declínio pós-Ciências Sem Fronteiras. Para os autores, é importante compreender a internacionalização como um instrumento para o desenvolvimento das instituições e impacto social na região em que se insere, além de reforçar a política externa brasileira. A internacionalização também pode aderir a grandes redes de pesquisa da Educação e da Ciência, e ter um posicionamento mais altivo junto aos países do Sul Global – da América Latina e da África.
Inegavelmente, a escola contemporânea está diante de constantes variações sociais que impulsionam a busca por novos posicionamentos referentes a uma mudança de paradigma nas concepções de escola e dos processos de ensino-aprendizagem que precisam se adequar às necessidades do alunado, principalmente pelo fato de que as desigualdades sociais acentuam o fracasso escolar na atualidade.
Discussões sobre respeito, empatia e tolerância ensinam aos estudantes sobre como ter um papel ativo para manter um bom convívio com os colegas, respeitando as características de cada um.
A diversidade na escola está relacionada à inclusão de todos os alunos nas atividades educativas, tendo em mente a boa convivência e o respeito às diferentes formas de existir no mundo.
Vivemos em sociedades que, marcadas pela pluralidade de culturas e por formas diferenciadas de apreensão do mundo, caracterizam-se por processos de identificação grupal que se constituem muito além de uma única ideia de cultura e da consequente assimilação por parte de grupos diferenciados.
Como consequência, todos que estão naquele ambiente tendem a ter a autoestima fortalecida. E isso gera mais respeito ao próximo, diminuindo a discriminação e transformando-se em um ciclo de tolerância e harmonia.
Sendo assim e considerando a afirmação de Candau (2008, p.13) de que "[...] não há educação que não esteja imersa nos processos culturais do contexto em que situa [...] não é possível conceber uma experiência pedagógica 'desculturalizada', isto é, desvinculada das questões culturais da sociedade. [...]", acreditamos que pensar sobre o papel da escola nos dias atuais implica, necessariamente, colocar na ordem do dia o debate sobre essas questões.
• Discriminação – atitudes que externalizam o preconceito e invalidam os direitos da outra pessoa, tratando-a de maneira diferente em razão de uma ou mais características.
Dessa maneira, você consegue definir metas institucionais e relacioná-las com os valores de diversidade nos quais a escola acredita. Além disso, é possível definir as ações que serão realizadas ao longo do ano para atingir tais metas.
Então, os professores podem pegar filmes e músicas para debater, programar a ida a um teatro ou excursões a museus. O objetivo é apresentar obras que falem sobre discriminação, respeito, liberdade, individualidade e outros assuntos relacionados.
Considerando e dando importância a essa questão, a Ensaio número 120 traz artigos que dialogam com as ideias aqui mencionadas, sobre o papel da escola e a Educação que se quer para o futuro, no Brasil e fora dele, no que respeita às políticas educacionais, à pesquisa e à formação de professores. Vejamos:
Os livros didáticos servem de guia para o trabalho do professor e são itens com os quais os estudantes têm contato diário. Portanto, escolha obras que abordem a diversidade e não reproduzam estigmas nem situações de discriminação.
Considerando a importância que questões como a diversidade cultural e a identidade têm apresentado para a reflexão sobre o papel da escola nos dias atuais, procuramos, neste texto, desenvolver algumas ideias referentes a esta problemática com base nos elementos trazidos por Laurent Cantet no filme Entre os muros da escola. A opção por discutir a questão a partir dos elementos e das situações de uma obra cinematográfica justifica-se por entendermos a relevância que o cinema, enquanto linguagem, adquire, no sentido de expressar visões, sentidos e reflexões sobre as questões colocadas para a sociedade. Sendo assim, procuramos discutir, a partir de passagens do filme, como Cantet utiliza o microcosmo da sala de aula e da escola, destacando seus "muros" como metáfora para pensar a própria sociedade. Apontamos como um dos desdobramentos consequentes da problemática abordada por Cantet a relevância das propostas de educação intercultural para repensar o papel da escola na atualidade.
O Plano Nacional de Educação (PNE) também enfatiza a importância da diversidade nas escolas e o fim da discrimação. Com isso, o PNE tem como objetivo combater a evasão escolar atrelada ao preconceito e garantir o acesso de todos à educação.
A escola auxilia no papel da socialização e da difusão do conhecimento. Uma sociedade escolarizada tem a educação como pilar central não só nos investimentos para a formação do indivíduo como no crescimento social e econômico.
"Gente, a aula atividade é programada pelo professor, e inclui um monte de atividades que já exercemos em nossas escolas. ... Tem mais, o expediente na escola pode ser dado em qualquer horário, inclusive nas 'famosas janelas' ou intervalos de um turno à outro.
Significado de Aula substantivo feminino Lição que, ministrada ou transmitida aos alunos por um professor, faz parte de um programa de ensino: aula de matemática. ... Classe; turma ou reunião de alunos que se reúnem para aprender; local onde algo é ensinado: hoje não tenho aula; sala de aula.
articular as ações educacionais desenvolvidas pelos diferentes segmentos da escola, visando a melhoria do processo ensino-aprendizagem; identificar as alternativas pedagógicas que concorrem para a redução dos índices de evasão e repetência; ... acompanhar e avaliar, de forma sistemática, o processo ensino-aprendizagem.
Hora-atividade, horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), aula de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) ou coordenação pedagógica – como é chamado na rede do Distrito Federal.
ATPC – Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo.
A finalidade desses encontros é articular os diversos segmentos da escola para a construção e implementação do seu trabalho pedagógico, visando o fortalecimento da unidade escolar e ajudando no replanejamento e avaliação das atividades desenvolvidas em sala de aula.
8º as Horas de Trabalho Pedagógico (HTP) constituem o período destinado às atividades como planejamento (elaboração de planos de aulas, organização de materiais e recursos), registros, organização de portfólios, devolutivas diversas pertinentes a natureza do trabalho, reuniões entre professores, reuniões com EOT/OP, ...
O Horário de Trabalho Pedagógico Individual (HTPI), que é um período destinado ao aprimoramento profissional individual dos professores, cujas horas são pagas junto ao salário, passou a ser realizado on line. ... Posteriormente, sua participação é validada pelo Assistente Técnico Pedagógico (ATP) da escola.
Siga os 5 passos abaixo e certamente o HTPC – Horário de trabalho pedagógico coletivo – de sua escola realmente trará mudanças:
Parágrafo único - O HTPC é integrante da jornada semanal de trabalho do professor da educação básica tendo a seguinte distribuição: 02 (duas) horas para os docentes com carga de 24 horas semanais; 03 (três) horas para os docentes com carga de 30 e 40 horas semanais.
Resolve: Artigo 1º - A jornada de trabalho docente é constituída de aulas com alunos, Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo – ATPC e Aulas de Trabalho Pedagógico em Local de Livre Escolha - ATPL. ... § 2º - Entende-se por ATPL aquelas aulas que se destinam à preparação de aulas e avaliação dos trabalhos dos alunos.