O homem primitivo deslocava-se de um lugar para outro a procura de alimentos, marchando, subindo em árvores, escalando penhascos, nadando, saltando e lançando as suas diferentes armas de arremesso. Assim o homem executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé.
Os egípcios valorizavam as ginásticas, pois ela trabalhava muito a Flexibilidade e Resistência. Para adquirir mais forças eles usavam materiais como Tronco de árvores, pesos e Lanças. Pode se dizer que os Egípcios foi uma das civilizações mais adiantadas.
A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.
Concluiu-se que a Educação Física teve implicações no regime em questão, na “construção” de corpos dóceis e, consequentemente, na criação de um ideário de nação forte e unida. O Estado Novo (1937-1945) foi um período marcante na história nacional.
Os primeiros “professores” de educação física no Brasil foram os soldados que aplicavam as práticas da gymnástica na época da Imperatriz Dona Leopoldina. ... Com isso, a educação física ganhou um programa de aulas que contempla a prática de ginástica, jogos, desportos, danças e recreação.
De acordo com Ramos, em “Exercícios Físicos na História e na Arte do Homem Primitivo aos nossos dias”, um passo decisivo na história da Educação Física no Brasil foi à fundação da Escola Nacional de Educação Física e Desportos em 1939, integrada a Universidade do Brasil com grandes conquistas no campo das atividades ...