O disjuntor curva B desarma entre 3 e 5 vezes a corrente nominal (in), ou seja, se você está usando um B2 (curva B, in=2A), ele só desarmará entre 6 e 10A. É recomendado usá-lo em cargas como chuveiro e lâmpadas incandescentes (cargas resistivas) em que a corrente de partida não é tão grande.
Os disjuntores de curva C são usado onde se espera uma curto circuito de intensidade média e onde a demanda de corrente para partida de equipamentos é mediana, normalmente cargas indutivas, como motores, sistemas de comando e controle, circuitos de iluminação em geral e ligação de bobinas.
Além de saber a corrente nominal do disjuntor é preciso ter conhecimento sobre as curvas do disjuntor, que para ar-condicionado usamos um disjuntor de curva C. O disjuntor ideal é aquele que tem a corrente mais próxima da corrente de referência, que neste exemplo é de 6,81A.
No caso dos condicionadores de ar, os próprios fabricantes indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a amperagem necessária. Mas em média, para aparelhos de 9.
220 volts
Baseando-se nessa faixa de valores, a indicação é usar disjuntor de no mínimo 15A para o ar condicionado 10.
(Voltagem estimada entre 110 e 127V), você deve usar cabinho de 2,5mm² e disjuntor de 20A. Para esse tipo de aparelho, a fiação poder ser de 2,5mm dependendo da distancia do circuito, com disjuntor de 16A curva c, pois esse aparelho tem pico de partida de proximo de 16A, mesmo que sua corrente de trabalho seja 9,8A.
Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.
O ideal é tomada de 20 A, porém tem que fazer uma análise da carga que esse circuito possui. Olá Leandra, o mais correto neste caso seria utilizar uma tomada de 20A (amperes), ou seja trocar apenas o miolo como chamamos.
Um secador normalmente tem potência aprox de 1900W. Se for 127Vac (110Vac) vai puxar uma corrente de 14.
Elas são ideais para ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias, onde são instalados os equipamentos que precisam de mais capacidade elétrica. Se você não tem certeza sobre como será a disposição dos equipamentos, é sempre melhor garantir com a instalação de tomadas de 20A.
Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.
O derretimento ou escurecimento do material plástico no entorno dos furos da tomada está relacionado às sobrecargas de corrente. Isso ocorre quando há um descompasso entre os valores de intensidade – medida em amperes (A) – oferecidos pela tomada e exigidos por um dispositivo ligado a ela.
20A
Passo 1