Reconhecimento de antígenos por linfócitos T Os antígenos endógenos, tais como os produzidos por um vírus que se replicam dentro de uma célula infectada, são processados no citoplasma e serão apresentados na superfície da célula pelo MHC de classe I a um linfócito T citotóxico (CD8).
O complexo principal do histocompatibility (MHC) é um grupo de genes que codificam as proteínas na superfície da pilha que têm um papel importante na resposta imune. Seu papel principal é na apresentação de antígeno onde as moléculas de MHC indicam fragmentos do peptide para o reconhecimento por T-pilhas apropriadas.
Moléculas de classe I foram encontradas em todas a células nucleadas (não em células vermelhas do sangue) enquanto que moléculas de classe II foram encontradas somente nas células apresentadoras de antígenos (APCs), que incluem células dendríticas, macrófagos, células B e alguns outros tipos (Figura 1).
MHC Classe I: Faz a apresentação dos peptídeos aos Linfócitos TCD8+ (citotóxicos). Estão em quase todas as células nucleadas dos vertebrados. MHC Classe II: Faz a apresentação dos peptídeos aos Linfócitos TCD4+ (auxiliares). Estão nos linfócitos, macrófagos e células dendríticas.
O MHC foi descoberto como um amplo locus contendo genes altamente polimórficos que determinavam o resultado dos transplantes de tecidos entre indivíduos. ... Existem dois tipos diferentes de produtos do gene MHC chamados moléculas do MHC de classeI e moléculas do MHC de classeII, que contêm diferentes antígenos protéicos.
A expressão da moléculas do MHC é aumentada pelas citocinas produzidas tanto durante as respostas imunes inatas quanto nas adquiridas. IFN-a , IFN-b , IFN-g , TNF e LT: citocinas que aumentam a expressão das moléculas de classe I. Este é um dos mecanismos pelos quais a imunidade inata estimula a imuni dade adquirida.
O COMPLEXO GÊNICO DO MHC O complexo MHC contém vários genes que controlam vários antígenos, a maioria dos quais influenciando a rejeição alográfica. Esses antígenos (e seus genes) podem ser divididos em três classes principais: classe I, classe II e classe III.
As citocinas, provenientes dos linfócitos Th2, especialmente a IL-4 e IL-5 comandam o processo inflamatório alérgico [24].