7 cogumelos que encontramos no Brasil
Assim como todas as drogas, o consumo frequente ou em grandes quantidades de cogumelo podem trazer alguns riscos para a saúde da pessoa, como agitação, perda do controle muscular, convulsões, paranoia, psicose, parada cardíaca e coma.
As reações iniciais são basicamente físicas: náuseas, dilatação das pupilas, aumento do pulso, da pressão sangüínea e da temperatura. Ansiedades e vertigens também podem ocorrer, sintomas esses que desaparecem uma hora depois de ingerido o cogumelo.
O micélio pode crescer com qualquer luminosidade, exceto luz solar direta. Alguns acham que eles dão um resultado melhor com pouca luz (real ou artificial) ao longo do dia. No entanto, se você usar palha, o excesso de luz pode fazer os grãos brotarem, interferindo no crescimento do cogumelo.
Cogumelos precisam de substratos orgânicos para crescer. Alguns deles, conseguem se desenvolver sobre uma imensa variedade de superfícies, como grama seca ou cascas de semente por exemplo. Mas é preciso criar um ambiente com aspectos ideais para a sua proliferação. Isso inclui umidade correta ou pH adequado.
Para cultivar cogumelos champignon em casa é necessário ter um espaço para isso. Se tivermos um pátio com terra, podemos ter uma seção para cultivo. Por outro lado, se moramos em um apartamento, é melhor optar por um pote alongado, e colocá-lo em um local escuro.
O micélio do fungo precisa de um substrato úmido e nutritivo para crescer, normalmente esse passo é feito em placas de petri contendo meio de cultura e grãos, ambos estéreis. Infelizmente tanto o meio de cultura quando os grãos são ambientes ideais para o crescimento de bactérias e fungos competidores.