Por meio de gincanas ou jogos simbólicos, a comunidade se aproxima, as crianças começam a colaborar umas com as outras e os pequenos com necessidades especiais se sentem parte do todo, e isso é fundamental para estimulá-los dentro e fora do ambiente escolar.
5 jogos e brincadeiras que reforçam a aprendizagem com segurança
É chamado de brincar livre a brincadeira que inicia pela criança e que segue seu enredo. É um tipo de brincadeira onde a criança é quem comanda e dita as regras, o tempo, o ritmo. Há muito respeito envolvido e, por muitas vezes, o adulto é convidado a participar deste brincar.
Uma atividade livre em sala de aula é algo que proporcione diversão para as crianças e que não tenha intervenção de ideias e nem de regras pelo professor, é o brincar livre de acordo com o que cada um quiser, onde professor obsersa as atividades feita pelas crianças e a partir disso desenvolve uma atividade dirigida.
As brincadeiras e os jogos são práticas sociais que ajudam a criança a desenvolver habilidades socioemocionais que serão utilizadas durante toda a vida. Brincadeiras e jogos propiciam autoconhecimento, entendimento de sua individualidade dentro do grupo em que está inserida, resiliência e respeito mútuo.
O Cuidar, Educar e Brincar na Educação Infantil é de fundamental importância e pode contribuir significativamente para a construção de conhecimentos e desenvolvimento das potencialidades e capacidades da criança, pois é notório que a criança é um ser que está em constante desenvolvimento, mas que deve ser estimulada a ...