Como Saber Se O Beb PIG?

Como saber se o beb PIG

A idade gestacional do bebê diz respeito a quão avançada está a gravidez, ou seja, o número de semanas entre o primeiro dia da última menstruação da mãe e o dia do parto. Normalmente, a data prevista para o parto é próxima das 40 semanas de gestação. O bebê considerado pequeno para sua idade gestacional nasce com um peso e tamanho abaixo do esperado para sua idade gestacional.

Para fazer o diagnóstico correto do bebê PIG é preciso saber a idade gestacional correta, o peso, o comprimento e o perímetro cefálico do bebê ao nascer, então comparar essas informações com os dados referenciais da população. Se o peso do recém-nascido for inferior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (abaixo do 10° percentil), ele pode ser considerado um bebê PIG.

Newsletter

Lorena lembra que essas medidas são estimadas justamente porque são feitas por ultrassom, enquanto o bebê ainda está na barriga da mãe. Porém, apesar de terem uma margem de erro, não há uma discrepância muito grande do que é visto no momento do nascimento.

Fenton T, Kim J: A systematic review and meta-analysis to revise the Fenton growth chart for preterm infants. BMC Pediatrics 13:59, 2013. doi: 10.1186/1471-2431-13-59; used with permission. Disponível em www.biomedcentral.com.

Condições e complicações subjacentes são tratadas. Não há intervenção específica para o PIG, mas a prevenção é amparada pela orientação pré-natal sobre a importância de se evitar álcool, tabaco e drogas ilícitas.

Acompanhamento endocrinológico na infância

<strong>Acompanhamento endocrinológico na infância</strong>

Para seguir o blog e receber as novidades por e-mail, basta clicar no botão “seguir” no site. Siga no Instagram(@pediatriadescomplicada, clique no canto superior direito “ativar notificações de publicação”).

Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) - dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Conhecimento Médico Global

Causas que levam ao bebê PIG

No primeiro caso, o feto recebe de forma insuficiente os nutrientes e o oxigênio necessários para o completo desenvolvimento dos órgãos e dos tecidos, ocasionando uma restrição de crescimento uterino (RCIU).

A policitemia pode ocorrer quando fetos pequenos para idade gestacional têm hipóxia leve a crônica por insuficiência placentária. A liberação de eritropoetina está aumentada, ocasionando aumento da taxa de produção de eritrócitos. O recém-nascido com policitemia ao nascimento apresenta-se avermelhado e pode estar taquipneico ou letárgico.

Distúrbios do Crescimento: entenda o que é, causas e tratamento

As causas do Bebê PIG

<strong>As causas do Bebê PIG</strong>

O endocrinopediatra é quem realiza o diagnóstico, fornece as orientações para o melhor tratamento do bebê e faz o acompanhamento junto aos pais. Para mais informações, agende sua consulta – será um prazer avaliar e acompanhar o crescimento do seu filho!

É importante lembrar que o bebê PIG não, necessariamente, vai precisar de um suporte neonatal de cuidados intensivos. Por exemplo, uma criança que nasce com 40 semanas e 2,7 kg é PIG, pois, com essa idade gestacional, era para estar maior, mas não necessariamente vai precisar desse suporte.

>> Farmácia Especializada em Medicamento na área de Endocrinologia

Web Stories

Os recém-nascidos pequenos para a idade gestacional de termo não apresentam as complicações relativas a imaturidade sistêmica dos órgãos que os prematuros de tamanho semelhante. Eles, porém, têm risco de

Caso o diagnóstico de limitação de crescimento se confirme, o recém-nascido passa a ser considerado um bebê PIG, em uma das duas classificações: simétrica, quando ele é proporcionalmente pequeno (seu peso, comprimento e circunferência da cabeça), ou assimétrica, no qual apenas o peso é afetado.

(Limitação do crescimento intrauterino)

Para fazer esse diagnóstico, é preciso saber a idade gestacional correta, o peso, o comprimento e o perímetro cefálico do bebê ao nascer, e então comparar essas informações com os dados referenciais da população. Se o peso do recém-nascido for inferior ao de 90% dos recém-nascidos com a mesma idade gestacional (abaixo do 10° percentil), ele pode ser considerado um bebê PIG!

Isso pode acontecer por diversas razões, e nem sempre significa que o bebê tem algum problema de saúde! Entre as razões mais comum estão fatores hereditários, mau funcionamento da placenta (pode ser causado por algum problema de saúde da mãe) que resulta em baixa quantidade de nutrientes e pouco oxigênio para o bebezinho, ALTERAÇÕES HORMONAIS, COMO DEFICIÊNCIA DO HORMÔNIO DO CRESCIMENTO. Mães muito jovens, fumantes ou que consumiram determinadas quantidades de álcool durante a gestação, também são mais propensas a terem um bebê PIG.

A restrição de crescimento intrauterino pode ocorrer em qualquer fase da gravidez. É causada por alterações nos cromossomos, doenças da mãe, problemas na placenta ou no útero. Veja os principais fatores de risco para RCIU que origina a pequena idade gestacional:

Qual peso normal do bebê nascer?

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.

COMO o bebê é muito grande para parto normal?

Bebê grande demais é um impedimento para o parto normal? Depende. Isto varia de acordo com o peso da criança, que é avaliado ainda no ultrassom, e da estrutura da mãe. “Se for uma mulher grande, provavelmente ela não vai ter um bebê pequeno.

COMO o bebê nasce muito grande?

A palavra "macrossomia" faz referência a um corpo grande e fala-se de macrossomia neonatal quando o recém-nascido tem um tamanho e peso mais elevados do que o habitual ao nascer. Assim, a macrossomia descreve um feto de grande tamanho, acima do percentil 90.

Porque a barriga do bebê é grande?

Por que crianças têm barriga grande? Porque literalmente não cabem em si. Alguns órgãos da criança, como o fígado, são proporcionalmente maiores do que os dos adultos. Por isso fazem aquele belo volume na barriga.

Como saber se meu filho vai nascer saudável?

Pais e mães já não precisam esperar a hora do parto para saber se a criança será saudável. Hohe, a Medicina conta com uma variedade de exames, feitos desde as primeiras semanas de gestação. Eles são, quase sempre, bem simples. Consistem, basicamente, em ultrassonografia e coleta de material.

O que é malformação do feto?

Malformações fetais, também conhecida como malformação congênita, é um defeito na formação de um órgão (ou parte dele), ou mesmo de uma área maior do corpo do bebê ainda durante a gravidez.

COMO o feto morre dentro da barriga?

O aborto retido acontece quando o embrião morre e não é expulso para o exterior, podendo ficar dentro do útero por semanas ou mesmo meses. Geralmente, ocorre ente a 8ª e 12ª semanas de gestação, podendo haver sangramento e desaparecimento de sintomas associados à gravidez.

Quais as causas de um aborto tardio?

“Até 12, 13 semanas podem ser causas infeccionais, causas genéticas ou autoagressão, que seriam imunológicas. No segundo período, que seria o abortamento tardio, seriam causas mais ligadas a infecções ou problemas do útero”, explica.

O que pode causar a perda do bebê?

As principais causas de aborto espontâneo e como evitá-las

  • Anormalidades Cromossômicas.
  • Anormalidades no útero e em outros órgãos reprodutores.
  • Alterações Hormonais.
  • Infecções virais ou bacterianas.
  • Alimentação e estilo de vida desequilibrados também é uma das causas de aborto espontâneo.