Para escolher o fio ideal, deve se levar em consideração as seguintes características:
Os fios de sutura absorvíveis podem ser de origem animal (categute) ou sintéticos (ácido poliglicólico e polyglactin) e são utilizados nas suturas em que o fio não deve permanecer por longos períodos, como nas vísceras por exemplo, pois sua absorção varia de 1 a 3 meses.
Os pontos absorvíveis podem levar até 120 dias para total absorção dependendo do seu material. O médico cirurgião ou dentista deverá orientar se o ponto é absorvível ou se precisa ser retirado.
O que acontece se a linha dos pontos internos ficarem no organismo por anos? Depende do tipo de fio que foi utilizado. Alguns são reabsorvíveis e desaparecerão, outros como algodão e linho pode causar rejeições e granulomas de corpo estranho e existem o que não são absorvíveis mas não causam alterações inflamatórias.
A principal causa de deiscência é o aumento da pressão sobre o local da ferida cirúrgica, o que pode acontecer ao realizar esforços físicos em excesso nas primeiras semanas ou até mesmo em casos de tosse ou espirros frequentes.
Sim, há a possibilidade dos pontos saírem sozinhos, porém, quando isso ocorre, é necessário uma avaliação do profissional responsável pela cirurgia. Qualquer comprometimento relacionado às suturas pode acabar danificando o sucesso do procedimento operatório realizado.
Tempo para retirada dos pontos Orelha = 10-14 dias; Tronco (face anterior) = 8 a 10 dias; Dorso e extremidades = 12 a 14 dias; Mão, pé e sola = 10 a 14 dias.
Cuide da higienização na área do dente extraído 9 - Utilizar um cotonete embebido de água filtrada ou enxaguante bucal sem álcool a base de clorexidina, como auxiliar para remover os restos de alimentos que ficam retidos nos pontos. Escove o dorso da língua. Não deixar que os pontos fiquem brancos!
Para aliviar esse desconforto é importante aplicar compressas com gelo sobre o rosto, no local onde estava o dente. Este procedimento pode ser repetido a cada 30 minutos, por 5 a 10 minutos.