Locução conjuntiva
b) Consequência As orações subordinadas adverbiais consecutivas exprimem um fato que é consequência, que é efeito do que se declara na oração principal. São introduzidas pelas conjunções e locuções: que, de forma que, de sorte que, tanto que, etc., e pelas estruturas tão... que, tanto... que, tamanho... que.
As conjunções não desempenham função sintática na oração e são ligadas somente pelos conectivos. ... As conjunções subordinativas dividem-se em: causais, concessivas, condicionais, comparativas, finais, proporcionais, temporais, comparativas, consecutivas e integrantes.
As orações coordenadas sindéticas conclusivas são aquelas que encerram a dedução ou conclusão de um raciocínio lógico em relação a um fato expresso na oração anterior: A garota estudou a matéria, portanto pode fazer as provas. Estávamos bem preparados, por isso não temíamos a miséria.
Orações Coordenadas Sindéticas: Conclusiva A oração coordenada sindética conclusiva está relacionada a noção de consequência ou conclusão do conteúdo exposto na oração anterior. Além disso, é obrigatório o uso de vírgulas.
3) Em ambas as orações, pois é uma conjunção, porque une duas orações: no primeiro caso, por ter o significado de porque, é uma conjunção coordenativa explicativa; no segundo caso, tendo como sinônimas logo, portanto, por conseguinte, é uma conjunção coordenativa conclusiva.
Exprimem conclusão ou consequência referentes à oração anterior. As conjunções típicas são: logo, portanto e pois (posposto ao verbo). Usa-se ainda: então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, etc. Introduzem as orações coordenadas sindéticas conclusivas.
Esse POIS é equivalente a PORQUE. Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva. Esse POIS é equivalente a ENTÃO ou a PORTANTO. Ex.: João está chorando; está, POIS, triste.
CONCLUSIVAS (sentido de conclusão em relação à oração anterior): logo, portanto, pois (posposto ao verbo). Também as locuções: por isso, por conseguinte, pelo que... Ela estudou com dedicação, logo deverá ser aprovada. EXPLICATIVAS (justificam a proposição da oração anterior): que, porque, porquanto...