Existem duas espécies de Surucucu no Brasil: L. mula imita, da região amazônica, e L. muta rhomheata, da Mata Atlântica.
Existem pelo menos 20 tipos diferentes de jararacas.
Essas 3 espécies são chamadas popularmente de jararacas pintadas no estado de Santa Catarina. Com coloração que varia entre marrom claro e escuro, com manchas e pontos brancos próximo ao ventre, essa espécie também se alimenta de roedores.
A maior espécie de jararaca do nosso país se chama jararacuçu, que, na língua tupi, quer dizer justamente “jararaca grande”! ... O motivo disso é que, como os nomes científicos não contêm acentos ou cedilha, jararacuçu acabou virando jararacussu. A jararaca-comum habita a Mata Atlântica da Bahia ao Rio Grande do Sul.
Saiba reconhecer uma cobra peçonhenta
A pele das cobras é coberta por escamas. As escamas do corpo podem ser lisas ou granulares. As suas pálpebras são escamas transparentes que estão sempre fechadas. Elas mudam a sua pele periodicamente (em um processo conhecido como ecdise ou muda).
Como distinguir uma serpente venenosa?
muçurana
A Cobra Marrom é conhecida por ter o 2º veneno mais poderoso de todas as cobras terrestres, logo após a Inland Taipan. Sua picada é fatal, causando a morte da vítima em poucas horas.