É possível fazer um indicador ácido-base com repolho roxo por apenas bater uma folha desse vegetal com 1 litro de água no liquidificador e filtrar. Os indicadores ácido-base são substâncias que mudam de cor, informando se o meio está ácido ou básico.
O repolho roxo contém substâncias em seu extrato que são capazes de alterar sua coloração de acordo acidez em que se encontram. Por conta disso, o extrato do repolho roxo pode ser utilizado como indicador de potencial hidrogeniônico (pH) natural, pois varia sua coloração de acordo com pH da solução.
Sendo assim, para fins educacionais a nível fundamental e médio, considero que o repolho roxo é um bom indicador ácido-base, por ser de fácil obtenção e preparo, por ser barato e principalmente por fornecer uma variação de cores maior dependendo do pH, em comparação com a fenolftaleína que apenas indica se o meio está ...
Substâncias que revelam a presença de íons livres em uma solução são conhecidas como indicadores, esses mudam de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do pH. ... O papel tornassol azul em presença de uma solução ácida muda da cor azul para a vermelha.
A sensibilidade ao pH é o principal fator limitante no processamento e utilização das antocianinas, afetando a cor e a estabilidade química. Em soluções ácidas, a antocianina é vermelha, mas com o aumento do pH a intensidade de cor diminui.
As antocianinas apresentam grande importância na dieta humana podendo ser considerada como uma importante aliada na prevenção/retardamento de doenças cardiovasculares, do câncer e doenças neurodegenerativas, devido ao seu poder antioxidante, atuando contra os radicais livres, apresentando propriedades farmacológicas ...
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Alguns plastos possuem em seu interior pigmentos vermelhos ou amarelos, sendo, por isso, chamados de cromoplastos. Eles são os responsáveis pelas cores de certos frutos, flores, raízes e folhas que se tornam coloridas.
Para o seu repolho-roxo não perder a cor ou a textura na hora de refogar, coloque uma colher de sopa de suco de limão ou vinagre na porção a ser refogada. Depois de refogado, não demore muito para retirá-lo do fogo para que ele não murche. Isso vai trazer um aspecto mais vivo para a cor do seu ingrediente.
Como fazer o teste Coloque as folhas de repolho e a água no liquidificador e triture. O ideal é que o suco fique bem concentrado. Coe o suco e reserve. Recolha em um potinho sua urina.
É uma tarefa bem simples e que pode ser obtida de duas maneiras. - Coloque uma folha de repolho roxo em um litro de água no liquidificador, batendo bem até que o suco fique com uma cor uniforme; - Em seguida, o suco deve ser coado (filtrado). - Pronto, a solução filtrada é o seu indicador de pH!
Pegue algumas folhas de repolho roxo (30 g) e corte em fatias bem pequenas, coloque para cozinhar com uma quantidade de água igual ao de folhas picadas (aproximadamente 150 ml). Deixe ferver por 15 minutos e espere esfriar. Agora, use uma peneira e tente extrair toda água que ainda restou em um recipiente limpo.
Para medir o pH da água é possível utilizar os medidores de pH ou as fitas medidoras de pH. Dentre os medidores, podemos incluir alguns tipos de pHmetros, desde os de bancada até os portáteis e modelos de bolso.
Medição através da Tira Universal de pH Imergir o papel indicador de pH dentro da solução durante cerca de 3-5 segundos. Retirar a tira da solução, removendo o excesso de líquido. Compare a cor da tira com as cores da tabela presente na caixa, elas vão indicar se a solução é alcalina, ácida ou básica.
Como saber se o pH da água está adequado O primeiro passo é encher o tubo medidor com água da piscina e, em seguida, pingar ali algumas gotas do reagente. Por fim, balançar o tubo para que se misturem e, então, observar o resultado na escala de cores e números. Como falamos, o resultado ideal é entre 7,2 e 7,6.
Como é feito o teste: em lojas especializadas, como a Petz, é possível encontrar um medidor de pH e cloro. Com ele, basta colocar um pouco da água do aquário em um tubo de ensaio, adicionar o reagente de pH e esperar. O resultado é mostrado por meio da colorimetria. Caso seja necessário corrigir, utilize um corretivo.
A sigla significa “potencial hidrogeniônico”. O termo pode até ser complicado, mas entendê-lo é bem simples: o pH indica a acidez de um ambiente ou substância! É um número que pode ir de 0 a 14.
Caso precise apenas abaixar o pH para tamponar, um método simples é o uso de água mineral com gás. A água mineral com gás possui muito gás carbônico dissolvido e um ótimo poder de abaixar o pH dos aquários. Nós usávamos muito isso quando precisávamos tamponar o aquário de discos selvagens.
As setas vermelhas indicam o consumo de oxigênio e as setas verde indicam a disponibilidade. Primeiro, vamos entender como se dá o processo de oxigenação no aquário e já vou dizendo que aquelas bombinhas de ar não ajudam muito. A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico.
O que pode estar acontecendo: aquários com água turva ou esbranquiçada sugerem crescimento bacteriano causado por altos níveis de matéria orgânica ou por um leve desequilíbrio no filtro biológico, enquanto a coloração esverdeada pode significar proliferação de algas e a amarelada é resultado da decomposição da matéria ...
Para acabar com a água turva do seu aquário e ter de novo uma água cristalina precisamos focar em limpar seu aquário, ou seja, zerar amônia e nitritos e estabelecer uma água de qualidade e estável. Teste a á água do seu aquário: Cheque os níveis de amônia e nitrito do seu aquário antes, durante e depois do tratamento.
É preocupante quando os peixes ficam no fundo do aquário, com suas nadadeiras coladas ao corpo, sem reflexo algum, seja de natação, alimentação ou defesa. Também é alarmante quando deitam no fundo, ficam bem entocados nos cantos e em posição anormal, principalmente se forem peixes ágeis agitados.
Devido a esses fatores, os peixes podem acabar buscando águas mais frias. Dentro do aquário, a água mais quente se desloca para a parte superior, enquanto a parte mais fria é justamente o fundo. Sendo assim o peixe procura o fundo do aquário, que é mais frio e tem mais oxigênio.