O Código E27 tem relação com o parafuso de Edison, em que E representa Edison, e a numeração, 27 no caso, o tamanho do parafuso em milímetros.
Essas bases geralmente são identificados pela letra E seguida de um número com dois algarismos. O "E" é uma referência a Thomas Edison, inventor da lâmpada. O número corresponde ao diâmetro em mm da base da lâmpada. Por exemplo, dizer que uma lâmpada é E10 significa que sua base tem o diâmetro de 10mm.
As lâmpadas tubulares fluorescentes possuem as potências 20w, 28w, 32w, 36w e 40w. Já as lâmpadas tubulares de LED possuem as potências 9w, 10w, 18w e 20w disponíveis.
A nomenclatura dessas lâmpadas tem a letra “T” de tubular, o número que segue representa o diâmetro dos tubos em oitavos de polegadas. ... A lâmpada fluorescente T5 é mais eficiente do que a T8 – enquanto a primeira tem potência de 28W, a segunda é de 32W, pelo mesmo nível de iluminação.
A Lâmpada LED Tubular T8 foi desenvolvida para substituir a lâmpada fluorescente, principalmente por sua eficiência energética. Sua economia de energia chega a 60% quando comparada a uma lâmpada fluorescente convencional. O LED tubular possui vida útil de 25.
É possível encontrar as lâmpadas de LED comuns em três formatos principais: bulbo, tubular e spot. Todas elas oferecem diferentes potências e temperaturas de cor. Os bulbos imitam o formato das antigas lâmpadas incandescentes, hoje fora de circulação devido ao seu alto consumo de energia elétrica.
Tabela de Equivalência Abilumi (2020)
B&Q Energia
lâmpada de LED
Para fazer uma comparação: uma única lâmpada fluorescente de 15W equivale à uma incandescente de 60W, fazendo com que a conta de luz fique até 80% mais barata. Esse é o tipo de lâmpada mais econômico da lista: 80% mais econômica que as incandescentes e 30% mais econômicas que as fluorescentes.
As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as comuns pois produzem a mesma quantidade de luz (ou lúmem, para ser mais correto) utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.
Já a TV LED nada mais é do que TV de LCD, só que iluminada por trás por lâmpadas de LED, uma tecnologia recente de iluminação eficiente e brilhante. As lâmpadas LED consomem menos energia do que as lâmpadas fluorescentes. Desta maneira, são mais econômicas do que as de LCD.
Essa é a característica mais falada quando o assunto é iluminação. A grande vantagem da lâmpada de LED é a economia de energia que ela proporciona de até 80% especificamente. Isso porque o diodo tem uma boa capacidade luminosa fazendo com que a produção de luz seja maior usando menos energia.
A lâmpada fluorescente analisada consome 15W e a de LED, 8,5W. Fazendo as contas do consumo de energia elétrica considerando as 120 horas ligadas por mês, o gasto mensal com energia elétrica pelo uso da fluorescente é de R$ 1,44 enquanto o da de LED é de R$ 0,82.
Uma lâmpada incandescente de 60W, por exemplo, consome a mesma energia que uma luminária LED de apenas 4,5W. Isso representa uma economia de 55,5W a cada hora.
Quanto custa deixar a luz acessa?
se a lâmpada é usada a cada dia por 10 horas, logo em 30 dias a lâmpada vai ser usada por 30*10 = 300 horas... 150 W = 150/1000 KW = 0,15 KW... Energia (em KWh) = Potência (em KW) * tempo (em h)... Logo, a energia consumida será de 45 KWh...