A importância da bainha de mielina no potencial do aprendizado e de ação. O que é a bainha de mielina? É um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos elétricos do sistema nervoso central e periférico.
A maioria dos axônios dos neurônios motores é mielinizada, ou seja, são recobertos por uma bainha de mielina, que é uma substância “gordurosa” que isola a membrana celular do neurônio. No sistema nervoso periférico, essa bainha de mielina é formada por células especializadas denominadas células Schwann.
Esse revestimento atua como isolante elétrico, fazendo com as despolarizações ocorram somente nos nódulos neurofibrosos (nódulos de Ranvier), o que dá ao impulso nervoso um caráter saltatório. Dessa forma, o estrato mielínico acelera a condução do impulso nervoso.
A propagação rápida dos impulsos nervosos é garantida pela presença da bainha de mielina que recobre as fibras nervosas. ... Nas fibras nervosas mielinizadas, o impulso nervoso, em vez de se propagar continuamente pela membrana do neurônio, pula diretamente de um nódulo de Ranvier para outro.