O jatos d'água (waterjets) são capazes de cortar porque o fluxo de água passa através de um bico estreito de diamante a uma pressão muito alta que mantém o jato coeso. Ao contrário de outras máquinas de cortar, os cortadores com jato d'água não perdem o corte e nunca esquentam.
A operação de corte é mais rápida com velocidades até Mach 4 ou 620 MPa (90,000 PSI) de pressão de água utilizando a nova geração de bombas de pressão ultra elevada, a KMT™ Streamline PRO para o corte de metais.
Para definir o modelo de corte mais indicado para cada peça é preciso levar em consideração alguns detalhes, como o tipo de aço, a espessura e o volume do material, além da aplicação final da peça.
Existem três tipos de corte térmico, aplicados de acordo com as necessidades do setor e produto. São eles: oxicorte, corte a plasma e corte a laser.
Qual é a melhor maneira de cortar chapa de aço
Boas opções para cortar perfis de alumínio ou chapas de alumínio são as serras de fita. Porém, é preciso observar que a espessura da chapa precisa ser maior ou igual a distância de 3 dentes da serra. Para chapas mais finas a guilhotina hidráulica é a ferramenta mais adequada.
Alinhe a lâmina de serra com a seção que deseja cortar e ligue. Encoste a base plana da serra na parte superior da chapa. Quando a serra estiver ligada, leve-a lentamente pela parte superior da chapa, seguindo a linha que deseja cortar com a lâmina.
Empunhe a esmerilhadeira com as duas mãos e mantenha o disco em uma posição de 90º. Inicie o processo de corte na área que pretende cortar o material. Nunca force a ferramenta elétrica sobre o material a ser cortado, uma vez que irá sobrecarregar o disco. Faça movimentos de "vai e vem" com a ferramenta elétrica.
Para espaços apertados, use uma serra sabre ou uma esmerilhadeira angular. Há várias ferramentas elétricas específicas para cortar o tubo galvanizado que está localizado em espaços apertados. Para remover um pedaço de tubo galvanizado de um local apertado, use a serra sabre ou esmerilhadeira angular.
Corte sob jato da água: Recomendado para o corte de chapa grossa produzindo um corte liso e preciso, sendo um processo limpo e não causa distorções no metal. Corte a laser: indicado para chapas de aço finas cortando com precisão e rapidez.
Aperte o bico da lata de ar comprimido. Dependendo da classe e da espessura, será necessário manter um fluxo constante de ar comprimido no aço durante 30 a 60 segundos. Ele estará congelado e pronto para ser quebrado quando um gelo branco e grosso se formar. Coloque a lata de lado.
Corte o aço usando um instrumento cortador de aço de sua escolha. Há uma variedade de instrumentos de folha de aço que podem ser usadas para fazer cortes. Se o aço tiver uma bitola fina, como 18 AWG ou menos, você provavelmente pode fazer cortes com alicates.
Preparação. Entenda o processo de corte. A combustão inicial do gás acetileno aquece o aço até um estado de derretimento. Com a adição de um jato pressurizado de oxigênio, o maçarico incendeia o metal para queimar pelo entalhe do seu corte.
Para fazer cortes, usa-se uma cabeça diferente. Abra a válvula do acetileno até ouvir um leve assobio de gás saindo do bocal. Use o seu isqueiro ou ignitor para acender o maçarico. Ele deverá então produzir uma chama de coloração laranja ou vermelha que gera uma fumaça preta e muito fétida.
Retrocesso Total No pior dos casos, se não houver um dispositivo bloqueador de retrocesso instalado no maçarico, a chama pode seguir pelas mangueiras e continuar pelo interior do regulador, penetrando no cilindro de gás, com graves consequências.