Para além da Síria: os 12 maiores conflitos mundiais em 2018
OS DIFERENTES TIPOS DE CONFLITOS estamos diante de um conflito ambiental. Por sua parte, as tensões em torno do compartilhamento, do acesso, da gestão, do controle de recursos e dos espaços caracterizam os conflitos territoriais.
Guerras atuais datam de conflitos históricos ou insurgência de milícias contra governos
Geopolítica é uma categoria da geografia que abrange os fenômenos históricos e políticos da atualidade. Ela tem o objetivo de interpretar a realidade global e envolve o estudo de guerras, conflitos, disputas ideológicas e territoriais, questões políticas, acordos internacionais, etc.
A Geopolítica estuda como a conquista de um território afeta as relações de poder político e econômico dos Estados (recursos minerais, demografia, etc.).
A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. ... Porém, esse processo se intensificou com a queda dos regimes comunistas na Europa e a abertura econômica realizada na China, ambos na década de 1980.
Observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias culturais. Os animes japoneses e os filmes de Hollywood, por exemplo, são assistidos em todo o mundo. A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
O início da Globalização pode ser datado a partir de meados do século XV, atingindo até a primeira metade do século XIX. Não existe um consenso no mundo acadêmico e científico sobre qual teria sido o início da Globalização.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização ...
A Primeira Fase da Globalização (século XV ao XIX) Podemos dizer que o início da globalização ocorreu com a expansão marítima europeia, responsável por uma transformação gradativa da estrutura social da época.