A Independência do México foi conquistada através de um processo de contestação à colonização que envolveu guerra. ... A luta pela Independência do México veio à tona na madrugada do dia 16 de setembro de 1810 quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla passou a liderar um movimento em defesa do México.
No começo do século XIX, a ocupação da Espanha por Napoleão levou à irrupção de revoltas por toda a América hispânica. Em 16 de setembro de 1810, Miguel Hidalgo y Costilla, um padre católico, proclamou o início da Guerra de Independência do México com o famoso discurso conhecido como Grito de Dolores.
16 de setembro de 1810 – 27 de setembro de 1821
O povo mexicano, além de ser explorado pelos espanhóis, tinha que seguir as leis da Espanha. Estas eram feitas sempre para privilegiar a aristocracia de origem espanhola e a corte metropolitana. Foi neste contexto de injustiças e exploração, que o povo mexicano foi a luta em busca da emancipação política.
O consumar da independência Em 24 de Agosto de 1821, foi assinado, por Iturbide e representantes da coroa espanhola, o Tratado de Córdoba, que reconhecia o México como nação independente segundo os termos do plano de Iguala.
Em 1821, Augustín de Iturbide, um espanhol, passaria a defender a causa da independência. O exército da libertação entraria na Cidade do México forçando a renúncia do Vice-rei espanhol e a assinatura do Tratado de Córdoba, no dia 24 de agosto de 1821, que reconhecia o México como nação independente.
As principais causas da Revolução Mexicana estão ligadas à exploração capitalista e às injustiças sociais que dela decorreram. Com efeito, a aristocracia rural detinha o controle da produção agrícola (3% da população possuíam as melhores terras do México).
A Revolução Mexicana foi um grande movimento armado que começou em 1910 com uma rebelião liderada por Francisco I. Madero contra o antigo autocrata general Porfirio Diaz. Foi a primeira das grandes revoluções do século XX.
México
16 de setembro de 1810
O movimento pela independência do México teve início em 1810 e foi liderado, em seus primeiros momentos, por dois padres católicos: Miguel Hidalgo e José Maria Morelos. ... A guerra durou entre setembro de 1810 e setembro de 1821.
1810
História da América. Berço da antiga Civilização Asteca, o México enfrentou a dominação espanhola, guerra civil e uma revolução ao longo de sua história. Muito antes da chegada dos espanhóis, os astecas, toltecas e os maias ocupavam a região que atualmente corresponde ao território do México.
Resposta: Em 16 de setembro de 1810 foi declarada a Independência do México. ... Para evitar uma revolução social no pós-independência, a elite mexicana assumiu o movimento emancipacionista, dando a ele um caráter mais conservador e menos popular. A guerra durou entre setembro de 1810 e setembro de 1821.
O Paraguai proclamou a sua independência em 1811. José Gaspar Rodríguez de Francia se autoproclamou ditador e governou até 1840, mantendo o país isolado e a coberto das guerras civis que assolavam os países vizinhos. Em 1844, o seu sobrinho, Carlos Antonio López, converteu-se em presidente e ditador.
A Independência do Paraguai No ano de 1515, a região foi descoberta por Juan Díaz de Solís, tendo sido seguido por Diego Garcia, no ano de 1525. Após um ano, Sebástian Gaboto, italiano, mas a serviço da espanha, explorou os recursos de água do país.
O Golpe de Estado no Paraguai em 1954 ocorreu em maio de 1954 sendo liderado por Alfredo Stroessner, com o apoio de Epifanio Méndez Fleitas, e resultou na derrubada do governo de Federico Chávez. O golpe foi o ponto fulminante de uma série complexa de rivalidades políticas dentro do Partido Colorado.
El Stronato, ou ditadura militar paraguaia refere-se ao período de 35 anos na história do Paraguai, entre 1954 e 1989, no qual o Paraguai foi governado pelo ditador Alfredo Stroessner.
Uma das características marcantes da ditadura de Stroessner foi o uso da repressão, orientada pela doutrina norte-americana de segurança nacional, cujo objetivo era o combate às esquerdas na América Latina.
O território que atualmente corresponde ao Paraguai foi habitado primeiramente por indígenas guaranis, gaycurus e payaguás. Em 1530, teve início a colonização espanhola, criando o forte de Nossa Senhora da Assunção (atual Assunção) como a base da colônia no século XVI.
O Paraguai, para efeitos da estrutura política e administrativa, está dividido em departamentos, municípios e distritos, dentro da Constituição. São dezessete departamentos e o Distrito Capital.
População: 7.
Língua guarani
O país conserva danças folclóricas como a yuki, pericón, a polca paraguaia e chiperita, dentre outras. Várias são mesclas de ritmos europeus com os indígenas que são executadas com roupas tradicionais. Em termos musicais destaca-se a harpa paraguaia.