Raspagem subgengival: neste tipo de raspagem, é retirado o tártaro que está abaixo da linha da gengiva. A remoção é feita com o uso de cureta, sem lesionar a gengiva. Nos casos mais graves, pode ser feita curetagem para a remoção do tecido necrosado.
Colocar um pedaço de pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes normalmente por 2 minutos. No final, enxaguar a boca com água. Esta técnica pode ser usada 2 a 3 vezes por semana, durante 2 semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.
Conheça tratamentos caseiros para o problema do tártaro e a opinião de um especialista sobre a eficácia de cada um deles
A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.
Somente um dentista pode realizar a raspagem, procedimento para remover o tártaro dos dentes. Durante essa limpeza profunda, além do tártaro, também é removida a placa bacteriana acumulada. É uma película invisível repleta de bactérias, que acaba sendo ignorada por muitas pessoas.