Outra possibilidade que temos de se obter uma tomada 220V é utilizando um transformador, este tipo de ligação geralmente usamos em instalações que temos apenas a tensão de fase 127V e algum aparelho ou equipamento seja necessário ligar em 220V. Transformador para obter uma tensão de 220V.
Já em uma instalação de 220V, os fios podem ter um diâmetro menor, uma vez que a corrente elétrica necessária para o aparelho funcionar vai ser menor. potência (W) = voltagem (V) x corrente (A), um chuveiro com potência de 5500W ligado em uma rede de 220V precisa de 25A.
A tomada bivolt tem dois bornes para os cabos de fase L1 e L2, o N para o cabo de neutro, além do borne para o cabo de proteção que tem símbolo de aterramento. A identificação dos bornes não é muito difícil, e na embalagem mostra como fazer a ligação. A tomada bivolt tem 4 bornes para conexão dos cabos.
Basta trocar a resistência de ambos os chuveiros. De acordo com a tensão desejada 110V ou 220V.
Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.
Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.
O mal dimensionamento dos cabos do circuito do chuveiro também é um agravante para este aquecimento, resultando no aumento absurdo da conta de energia elétrica. Em muitos casos, esta queda de corrente pode prejudicar e diminuir a vida útil dos aparelhos eletrônicos e até mesmo dos eletrodomésticos mais robustos.
1) Ao ligar o chuveiro o disjuntor desarma imediatamente É possível que haja algum curto circuito, e normalmente são os próprios cabos do chuveiro em que a capa derreteu devido ao aquecimento, e um cabo de cobre está em contato com o outro.
Além de figurar entre os vilões do consumo de energia, o chuveiro elétrico também é o equipamento que demanda o maior volume de corrente elétrica da rede. O mau dimensionamento dos cabos do circuito do chuveiro é agravante também para este aquecimento. ...
Assim, quando a lâmpada piscando desligada está instalada na mesma fiação que o equipamento, o retorno de energia pode chegar até ela. Nesse caso, o mais recomendado é que seja feita a troca de uma outra peça presente na casa, o resistor.
Quando a instalação é feita interrompendo o neutro ao invés de interromper a fase no interruptor, essa fase fica ligada direto no receptáculo (bocal) da lâmpada, ocasionando um baixo nível de tensão, fazendo com que ela fique piscando.
Quando um equipamento é ligado nessa tomada, há uma corrente elétrica circulando naquele cabo por efeito eletromagnético que acaba induzindo naquele retorno um nível de tensão que é baixo, mas suficiente para fazer com que a lâmpada fique piscando.