Modo de preparo Ajuste a grelha no ponto mais alto de churrasqueira. Coloque a costela com a parte do osso voltada para baixo. Churrasqueie em braseiro médio durante 3 horas, no mínimo. Quando as ripas começarem a se soltar da carne, vire a costela com a parte da gordura para baixo e churrasqueie por mais 3 horas.
A Ponta de Agulha ou somente Costela é um tipo de corte de carne bovina. Está localizada entre a parte traseira e a dianteira do animal, representando aproximadamente 12,00 % do animal inteiro.
Ponta de Agulha: Também conhecida como capa do bife, é a parte inferior da caixa torácica do bovino,tendo portanto ossos mais finos e bastante cartilagem entremeada com gordura. Fica muito bem em assados, ensopados ou sopa. ... #Músculo: bom para molhos, ensopados, sopas, carnes de panela e cozida.
MODO DE PREPARO Coloque a carne por cima da cebola. Corte as outras três cebolas restantes também em rodelas e coloque sobre a carne. Por fim, coloque os sachês de caldo de picanha (esfarelados) sobre a cebola e tampe a panela. Deixe pegar pressão e cozinhe, verificando após 30 minutos.
A COSTELA RIPA exige um tempo de cozimento maior para amaciar suas fibras e é geralmente utilizada para churrasco ou cozida com legumes. A COSTELA PONTA DE AGULHA OU MINGA é considerada a “rainha das churrasqueiras”, sendo mais macia, pois é mais próxima do filé.
Valor médio do quilo deve ficar entre R$ 7,90 e R$ 14,90, dependendo do corte, estima a Agas.
Modo de Preparo
Vede bem a costela com o papel alumínio e em seguida espete com o espeto de churrasco. Leve para a churrasqueira em fogo brando por 3 horas. OBS: 1 hora e 30 minutos com o osso virado para baixo e 1 hora e 30 minutos virado para cima. Passada as 3 horas, retire a costela da churrasqueira.
Coloque a carne na grelha e espere até que o sangue comece a aparecer na parte superior em maior quantidade. Esse é o momento de virar a sua carne. Com a ajuda de um pegador, inverta o seu lado. Muitas pessoas usam o garfo ou a faca para virar, mas é mais adequado evitar ao máximo furar a peça.
Por ser uma carne pouco marmoreada, o preparo da fraldinha exige muita atenção. Se passa muito do ponto, perde sabor e maciez, por isso, prepare-a em brasa forte e compacte ao máximo a peça (o uso do espeto ajuda a deixar a carne bem junta) para que ela mantenha os sucos.