A simplificação de frações é feita dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número, isto seria o mesmo que eliminar todos os fatores comuns, obtendo uma fração mais simples e equivalente.
Para adicionar ou subtrair frações numéricas com denominadores diferentes, encontre o m.m.c. dos denominadores, divida-o pelo denominador das frações iniciais e multiplique o quociente pelo numerador das mesmas. Depois é só somar os numeradores obtidos.
Uma equação algébrica linear é fácil e simples de fazer, contendo apenas duas constantes e variáveis de primeiro grau (sem expoentes). Para resolvê-la, simplesmente use multiplicação, divisão, adição e subtração quando necessário, para isolar a variável, e resolva para x. Aqui está como fazê-lo: 4x + 16 = 25 - 3x =
A multiplicação com frações algébricas é feita da mesma maneira: multiplicar numerador por numerador e denominador por denominador. Observe o exemplo. Ainda é possível utilizar duas propriedades de potências para simplificar mais ainda o resultado.
A multiplicação de fração algébrica segue o mesmo padrão da multiplicação de frações: multiplique numerador por numerador e denominador por denominador. De forma prática, multiplique primeiramente os coeficientes, coloque o resultado numérico e parta para a multiplicação das incógnitas.
A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações.
Tal como na multiplicação, também na divisão a regra se aplica independentemente do número de frações, ou seja: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda e das restantes frações; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações.
A operação de multiplicação é muito simples, a regra diz:
Para multiplicar uma fração por um número natural devemos conservar o denominador e multiplicar o número natural pelo numerador.
O segredo para multiplicar qualquer número e 1.
Para realizar a simplificação basta dividir o numerador e o denominador pelo mesmo número natural, diferente de zero, até chegar a uma fração que não mais seja divisível. para demonstrar como simplificar. Observe que realizando a divisão do numerador pelo denominador, o mesmo resultado é encontrado em todas as frações.
Aprenda o que significa simplificar uma expressão racional, e como isso é feito!...
Para simplificar uma equação, divida TODOS os termos da equação por um mesmo número.
Para simplificar a multiplicação de potências de mesma base, conserva-se a base e somam-se os expoentes.
Para reduzir as potências de uma expressão para apenas uma potência, devemos trabalhar com as propriedades da potenciação. Primeiramente, temos a propriedade da multiplicação, onde somamos os expoentes. De maneira análoga, temos a propriedade da divisão, onde subtraímos os expoentes de mesma base.
POTENCIA DE POTENCIA,CONSERVA-SE AS BASES E MULTIPLICA-SE OS EXPOENTES. NA MULTIPLICAÇAO,CONSERVA-SE AS BASES IGUAIS E SOMA-SE OS EXPOENTES . DIVISAO DE POTENCIAS DE BASES IGUAIS,CONSERVA-SE A BASE E SUBTRAI OS EXPOENTES.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Inverte-se a base da potenciação e muda-se o sinal do expoente. 12) Potência elevada a uma outra potência: Qualquer número real (positivo ou negativo), elevado a vários expoentes simultaneamente, deve ser resolver cada expoente separadamente até chegar a uma potência.
Quando temos números muito grandes, vamos escrever um valor menor para representá-lo e multiplicar esse valor por uma base 10 com expoente positivo. Quando temos números muito pequenos, vamos escrever um valor maior para representá-lo e multiplicar esse valor por uma base 10 com expoente negativo.
Transformar um número em notação científica
Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.
Quando esse expoente é uma fração, ou seja, possui numerador e denominador, devemos transformá-lo em uma raiz, isto é: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) No lado esquerdo da igualdade, temos que: a = base, n = expoente.
Frações com expoente negativo Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos: Escrever a base em forma de fração se ela ainda não estiver nessa forma; Inverter a base e o sinal do expoente; Usar a propriedade das potências de fração relembrada acima.
5 Transformando frações decimais em números decimais Na verdade, realiza-se a divisão do numerador pelo denominador. Por exemplo: 130/100=1,30. 987/1000=0,987.