Pele e Espinhas O melhor momento para retirar a pele do bacalhau é quando ele ainda está salgado e seco. Levante a pele em uma das extremidades e retire-a com puxadas firmes. Depois do cozimento, a pele também sai com facilidade.
Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos. O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente.
O bacalhau não deve ser fervido, a não ser que a receita ou o preparo exijam. A fervura prejudica o paladar e resseca o pescado.
Primeiro dessalgue as postas de bacalhau em água gelada, por pelos menos dois dias dentro da geladeira. Troque a água no mínimo quatro vezes durante esse período. O resto do processo é muito simples. No momento do preparo, escorra toda a água.
Bacalhau: saiba quais são os principais tipos
Modo de Preparo
Os peixes que são transformados em bacalhau O primeiro é o Cod Gadus Morhua, o Bacalhau do Atlântico Norte, o legítimo bacalhau; a seguir o Saithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgados e secos. O quinto peixe é o Cod Gadus Macrocephalus , o Bacalhau do Pacífico ou do Alaska.
"A sardinha, a corvina e o camarão são opções baratas e que podem muito bem substituir o bacalhau ", sugere o comerciante como dicas para economizar na Páscoa.
Vídeo: peixe secando no forno Cozinhando:
Tente secar o pescado durante o dia. Pressione a carne do peixe para retirar a água salgada, pois isso acelera a secagem. Durante a noite, coloque as prateleiras de secagem dentro de casa, para não atrair animais.
Para conseguir o bacalhau salgado, salga-se o peixe nas caixas, sob pressão, durante vários meses. O objectivo é salgar muito o peixe e por outro lado secá-lo retirando uma grande quantidade de água. Esta técnica permite conservar o bacalhau muito tempo a uma temperatura ambiente.
1º - Colocar o peixe sob água corrente, durante tempo suficiente, de forma a eliminar o sal superficial; 2º - Colocar o peixe dentro de um recipiente com água (2/3 de água e 1/3 de peixe), tapar e levar ao frigorífico; 3º - Trocar a água frequentemente (conforme se indica abaixo).
Você pega um recipiente fundo, coloca as lascas, cobre com água gelada, junta umas pedras de gelo e mantém na geladeira tampadinho por 3 horas para evitar a catinga. O sal é que conserva o bacalhau, então a água gelada é para evitar a contaminação quando ele perder o sal.
Método Rápido:
É a dessalga a jato: coloque 500 g de carne ou peixe na panela e cubra com água fria. Junte 2 colheres (sopa) de sal para cada 500 g de carne ou peixe. Leve ao fogo alto e fique de olho! Quando começar a formar bolhas na água e subir uma espuma branca, desligue.
Na véspera, em uma tigela, coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque a água 4 vezes durante esse tempo. Em outra tigela, coloque a carne seca e a costelinha de porco e cubra-as com água fria para dessalgar. Troque a água 4 vezes.
Modo de Preparo
Sim! Aqui, tudo o que você precisa é lavar a carne para tirar o excesso de sal, cobrir com água fria e acrescentar 1 colher (sopa) de sal (para cada 250 g de carne) antes de levar ao fogo. Feito isso, ligue o fogo alto e deixe ferver até começar a formar uma espuma branca na água.
É só seguir os passos a seguir.
Coloque os pedaços de carne em uma panela bem funda, e para cada 1 kg de carne, coloque 3 colheres (sopa) de sal. Leve a panela ao fogo. Quando a água começar a ferver, repare se a espuma da água está branca. Se estiver, misture bem a água com a ajuda de uma colher por 2 minutos, apague o fogo e espere 1 minuto.
Como tirar o sal da carne de sol utilizando leite
2- Método “urgente”
Comece deixando a carne-seca de molho na água por, no mínimo, 5 horas. Não se esqueça de ir trocando a água de hora em hora, para que ela dessalgue mais rapidamente. Quando esse processo terminar, corte a carne em pequenos cubos e coloque na panela de pressão. Cubra toda a carne com água e ligue o fogo.
Primeiro, procure saber quantos quilos de carne exatamente você irá dessalgar, já que é preciso medir a quantidade de sal de acordo com os quilos da peça. Corte a carne de sol em pequenos pedaços e lave bem em água corrente. ... Agora, lave a carne novamente em água corrente e prove um pedacinho.
Colocar a manteiga na panela de pressão. Logo em seguida colocar a carne de sol cortada e refogar um pouco. Fechar a panela e logo que começar a pressão baixar o fogo ao mínimo e deixar cozinhar por mais ou menos 40 minutos. Desligar a pressão e verificar se a carne está macia (deverá estar com bastante água).
Chegou à conclusão de que era pura química dos alimentos. Como o sal que está na carne seca é bem fraco, devido ao tempo, o sal novo com todas as suas propriedades "chama o sal da carne para água". E aí da-se a mágica química.
Se a carne estiver amarelada, esverdeada ou cinza, não tenha dúvidas: está estragada, afirma a nutricionista. Essas cores indicam que ela tem mofos e bactérias se formando, então, “é melhor não arriscar”, aconselha. Tocar a carne é outra forma de saber se ela está boa ou não para o consumo.
Cheiro. Essa é a forma mais fácil de identificar se a carne está estragada, pois ela geralmente apresenta um cheiro forte de mofo ou um odor azedo. Quando você abre o pacote, sente esse cheiro desagradável e rançoso de longe. Cada carne tem um cheiro característico, então preste atenção nisso.
Quando a carne está estragada, sua textura fica viscosa, sinal de que está em processo de decomposição, e isso vale para todos os tipos de carne. A carne de frango para o consumo deve ser firme, quando está estragada, se desmancha com mais facilidade. Carne de animais mais velhos são mais duras do que a dos mais novos.