Ambientes abafados e quentes, exposição solar sem proteção, peeling, estresse e nervosismo são alguns fatores que aumentam a possibilidade de uma crise. Como a pele com rosácea também é muito mais sensível a produtos cosméticos, é importante ter cuidado com o uso de substâncias que contêm ácidos e álcool.
Fármacos de aplicação tópica (por exemplo, em creme, pomada ou gel), como o Metronidazol, o Ácido Azelaico ou a Ivermectina; Medicamentos de toma oral (comprimidos), como a Doxiciclina, a Minociclina ou a Azitromicina; Tratamento com laser ou luz intensa pulsada.
A origem da rosácea ainda não é conhecida. Há uma predisposição individual (mais comum em brancos e descendentes de europeus) que pode ser familiar (30% dos casos têm uma história familiar positiva), evidenciando uma possível base genética. Há forte influência de fatores psicológicos (estresse).
Alguns fatores são capazes de piorar a rosácea e devem ser evitados. A médica cita o estresse, a ansiedade, extremos de temperaturas, a ingestão de alimentos muito temperados ou apimentados e o consumo de bebidas alcoólicas e de cafeína como exemplos.
Conheça os 5 tipos de rosácea
Outras medidas que ajudam a controlar a rosácea são: “Evitar bebidas alcoólicas, temperaturas extremas, bebidas quentes, comidas muito condimentadas, noites mal dormidas, assim como o estresse. Manter hábitos saudáveis também é importante para amenizar os sinais”, concluiu.
Como controlar a rosácea
No caso da pele sensível ou com rosácea, essa etapa deve ser feita a partir da extração manual. “As mãos devem estar enluvadas, com apoio de gazes umedecidas ou algodão, e deve ser realizada com muita delicadeza”, atenta Drª Sineida.
Para quem, como eu, tem rosácea e/ou pele sensível, indico usar dia sim, dia não – e regulando o aparelho para a intensidade mais baixa, pois assim o estímulo é mais delicado. Em tempo: antes de colocar o gadget para funcionar, molhe o rosto e espalhe sabonete líquido, um item indispensável nesse ritual.
Quem faz uso de ácidos frequentemente ou acaba de fazer peeling e/ou laser também precisa ter bastante cuidado. Então converse sempre com o esteticista sobre que tipo de cuidados você tem com a pele.
Para quem tem rosácea, seguir a lógica de quanto maior o FPS do filtro solar, melhor a proteção, pode não dar certo e acarretar irritação na pele. De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, o mais indicado é usar os filtros com FPS 30 ao invés dos protetores com FPS 70.
A pele de quem tem rosácea geralmente é bastante sensível e pouco tolerante a procedimentos irritantes, como os peelings. Apenas o seu médico dermatologista vai poder dizer com segurança se você deve ou não se submeter a esse procedimento.
Peeling em pele sensível deve ser feito apenas por dermatologista. “Quem tem pele sensível tem que ter um cuidado maior e não pode fazer uso de alguns ácidos, mas existem peelings próprios para este tipo de pele”, afirma a médica.
Quanto ao ácido retinóico, em geral é contraindicado em quem sofre de rosácea, pois pode piorar o ressecamento, avermelhamento e sensibilidade da pele. Para quem é portador dessa doença de pele, outras alternativas de ácidos incluem o ácido azelaico, disponível em gel, creme e espuma.
A Radiofrequência ajuda a melhorar aquelas bolinhas e espinhas que são provocadas pela rosáceas. Pacientes com rosáceas podem sim realizar tratamentos estéticos faciais.
Quem não pode fazer A radiofrequência é um procedimento seguro e com baixos riscos, no entanto não deve ser realizado em pessoas que não estão com a pele íntegra ou que possuam sinais e sintomas de infecção ou inflamação na área a ser tratada.
Apesar de ser um procedimento considerado simples, a radiofrequência requer aplicação feita por um profissional com conhecimento do aparelho e da técnica. Por isso, o indicado é que, para a sua realização, o profissional da área da saúde tenha experiência e conhecimento especializado.
Após aplicação de botox, é necessário aguardar pelo menos quatro dias para fazer a radiofrequência, após preenchimentos e peeling químicos, você deve aguardar duas semanas!
Mostrar especialistas Como funciona? Após o preenchimento com acido hialuronico, não convêm aplicar radiofrequencia ou criofrequencia, pois pode acelerar a absorção do produto e voce perder o efeito desejado do preenchimento.
Como funciona a radiofrequência A gordura pode ficar no espaço intersticial por até 4 horas e por isso, logo após cada sessão de tratamento, a pessoa deve realizar um tratamento de drenagem linfática no local que foi tratado ou deverá praticar alguma atividade física que seja capaz de queimar toda a gordura excedente.
Qualquer efeito indesejado pelo paciente ou por você é reversível! Os riscos têm sido reduzidos pelo melhor conhecimento anatômico dos músculos tratados e da técnica de aplicação. Porém, é necessário que o procedimento seja feito por um profissional habilitado para evitar erros.
Com as repetidas aplicações a musculatura vai se condicionando, as rugas ficando cada vez menos visíveis, já que a tensão muscular vai diminuindo graças ao adelgaçamento dos músculos centrais da fronte, consequentes à inatividade desses músculos, sob o efeito do botox.
Podemos tratar com colírios, eletroestimulação e fisioterapia... Lembrando que, com 3 meses, devido a diminuição do efeito do botox, podemos ter uma melhora. À disposição!
A correção da ptose palpebral é realizada através de cirurgia feita com anestesia local e visa liberar o eixo visual. O intuito é que se recupere a visão. Algumas pessoas desejam fazer também como procedimento estético.
O tratamento da ptose palpebral, na maioria dos casos, é cirúrgico. Existem várias técnicas cirúrgicas, indicadas de acordo com a causa da ptose. O procedimento nos adultos é rápido, realizado sob anestesia local e sedação. Nas crianças, é necessário anestesia geral.