Corte em pedaços pequenos e, em seguida coloque-os em uma panela com água fervente. Espere até a água voltar a ferver, retire o alimento e coloque-o em uma vasilha com água gelada e gelo, por 2 minutos.
Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.
Aspargos, palmitos e alcachofras podem ficar congelados por oito meses. Berinjela, cenoura e brócolis, por dez meses. Abóbora e abobrinha podem ser congeladas por até dez meses. A mandioca deve ser levada ao freezer descascada, crua e, preferencialmente, já cortada em pedaços por até oito meses.
Escorra bem a água e congele por até 8 meses. O chuchu depois de congelado fica mole, mas pode ser usado para fazer uma bela sopa! - Cenoura: corte em rodelas ou em cubos e faça o branqueamento. Escorra bem a água e congele por até 10 meses.
O ideal é colocá-lo na geladeira em saco plástico para o ar frio não queimá-lo. Chuchu cru com casca irá durar até um mês na geladeira sem estragar. Se o chuchu estiver cozido, coloque-o em recipiente hermético na geladeira, ele irá durar uns cinco dias sem perder suas propriedades.
A nutricionista também apresenta uma forma para armazenar e conservar legumes, como cenoura, batata, abobora e chuchu. Segundo ela, os legumes devem ser colocados cinco minutos em água fervendo, e depois cinco minutos em água gelada. Após esse processo eles devem ser congelados, ou em saco plástico ou em embalagens.
Certos alimentos duram mais quando fechados em embalagens ou sacos plásticos - como cenoura, beterraba, chuchu, pepino, berinjela, jiló e pimentão. ... Mantenha o leite em sua embalagem original e armazene na prateleira da geladeira. O tempo de validade é, em média, de três dias após aberto.
Há duas formas de verificar se o chuchu não está passado: veja a ponta mais estreita, se ela estiver aberta, o chuchu estará duro demais para o consumo, pressione com a unha, se afundar, ele estará bom, caso contrário está velho demais. O chuchutambém não deve ter marcas ou machucados na pele.
Frutas inteiras devem ficar na gaveta inferior da geladeira (parte menos refrigerada) Na hora de guardar as frutas e outros vegetais, é muito importante recorrer ao local certo da geladeira. A gaveta inferior, em especial, é a mais indicada para esses alimentos, pois é menos refrigerada que os outros setores.
Para armazenar, utilize potes de plásticos e papel toalha. Cubra o fundo do pote com o papel toalha e coloque uma camada de verdura. A camada de verdura não pode ser muito grossa. Depois coloque outra folha de papel toalha e mais uma camada de verdura.
Como conservar hortelã por mais tempo!
Vale congelar as folhas inteiras no saquinho bem fechado, para usar na infusão ou dar aquele toque aos cozidos. Você também pode colocar nas formas de gelo com água e garantir a hortelã do drinque, ou gelo elegante da água aromatizada.
Congelamento das Folhas de Hortelã Separar folhas dos raminhos, que serão descartados. As folhas são dispostas em recipientes para cubinhos de gelo. Por cima das folhas despeja-se água filtrada, em pequena quantidade e leva-se ao congelador ou freezer.
Em potes, coloque as ervas (bem secas), cubra com papel-toalha, tampe e armazene no freezer com a tampa virada para baixo. Em forminhas de gelo, coloque as ervas picadas e cubra com água. Leve para congelar. Em forminhas de gelo, coloque as ervas picadas e cubra com azeite.
Assim como feito para o processo de congelamento, descarte o talo do manjericão, lave bem suas folhas e deixe-as secar naturalmente. Depois, basta guardá-las em potes de vidro com boa vedação e fazer o armazenamento na geladeira por até cinco semanas.
Para conservar o manjericão, como citamos, você precisa posicioná-lo longe da luz direta. Em um ambiente mais escuro, a erva pode ficar por até duas semanas sem perder nenhuma de suas propriedades. Coloque os galhos de manjericão em um vaso, e o mantenha afastado dos raios solares.