Para os especialistas, um dos efeitos mais preocupantes causados pelo excesso da corpolatria são as ocorrências de alguns transtornos alimentares, a exemplo da anorexia e bulimia, que são os mais comuns. Dentro do contexto epidemiológico, tais transtornos atingem 1% mulheres com idade entre 18 e 40 anos.
A pessoa que sofre com esse transtorno é classificada como corpólatra. Os principais seguidores desse estereótipo desenvolvido pela mídia são as mulheres. Alguns sintomas são obsessão por dietas, com autoestima baixa, insegura, Bulimia, Anorexia ou o uso de anabolizantes.
busca incessante pelo corpo perfeito remonta à Antiguidade e, também, vem ganhando destaque na atualidade. Esse fenômeno, conhecido como corpolatria, é resultado de uma sociedade narcisista e altamente influenciável pela mídia que, por sua vez, impõe um rígido padrão de beleza e aceitação social.
Temos como elemento principal dos estudos da corpolatria, sobre a influência da indústria cultural, e a prática de atividades físicas. Além de experimental, esta pesquisa também é Ex-Post-Facto. ... Deste modo, nossa pesquisa foi realizada com dois testes contendo uma intervenção entre eles.
Os fatores sociais, as influências culturais, a pressao da mídia e a busca por um padrao de corpo ideal parecem ser condiçoes determinantes para o desenvolvimento de distorçoes da imagem corporal, em especial em adolescentes4.
A mídia assumiu o papel de mediadora do conhecimento, já que está cada vez mais inserida no dia a dia das pessoas, desempenhando uma grande influência na sociedade, transmitindo comportamentos, moda e atitudes. ... Pela imagem, a mídia traz à tona valores a serem incorporados e posturas a serem adotadas.
Os meios de comunicação tem uma influência muito forte no consumo dos alimentos onde acabam influenciando seus hábitos. Os alimentos são os produtos mais anunciados pela mídia, estes, na maioria das vezes são ricos em gorduras, açúcares ou sal, e, não contém os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.
Os resultados obtidos constam que a mídia traz fatores de risco como alto consumo de produtos industrializados, com alto índice de açúcar, corantes, conservantes e acidulantes, e gordura contribuindo para o surgimento da obesidade na infância estimulando a criança a consumir sempre mais.
Quais as consequências da má alimentação?
Quais os sinais e sintomas da má alimentação?
Mas esse número esconde que cerca de 2 bilhões de pessoas sofrem da chamada fome oculta, ou seja, a carência no organismo de vitaminas e minerais vitais. Essa falta pode causar doenças graves ou o enfraquecimento do sistema imunológico, o que, por sua vez, pode levar a danos permanentes, como a cegueira.
Insegurança alimentar existe quando pessoas estão desnutridas como resultado da falta física de alimentos, sua falta de acesso econômico ou social para alimentação adequada, e/ou utilização inadequada de alimentos.