A sala de aula de uma escola pública geralmente tem entre 30 e 40 alunos, que são extremamente diversos, com diferentes níveis de aprendizado e histórias de vida. Isso torna muito difícil trabalhar de forma efetiva, e nesse contexto poucos alunos se sobressaem. ... Assim, o seu tempo de aprendizado é respeitado.
DICAS PARA UMA GESTÃO EDUCACIONAL MAIS EFICIENTE
O princípio da educação do campo é a inclusão e o reconhecimento dos sujeitos do campo como cidadãos do processo educacional e de sua própria identidade. ... A educação do campo é destinada às pessoas que vivem e trabalham no campo. Assim, os aspectos pedagógicos e metodológicos devem considerar o perfil destas pessoas.
Resposta: De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.
A Filosofia é um estudo relacionado à existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e estéticos, a mente e a linguagem. Seus métodos estão caracterizados pela argumentação.
Termo a princípio utilizado em arquitetura: aquilo sobre o que repousa a construção. Daí, em filosofia, aquilo sobre o que repousa uma certa ordem ou conjunto de conhecimentos. Proposição mais geral ou mais simples; conjunto de proposições gerais e simples, de onde se pode deduzir um campo de conhecimento. ...
O caráter filosófico serve para que alimentar e desenvolver o caráter cognitivo das crianças dentro do ensino. Assim, elas podem entrar em contato com o seu potencial nato já que possuem controle sobre suas funções naturais. Não somente em casa, mas isso também pode e deve ser feito na escola.
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. ... Deste modo, podemos também perceber o que é o conhecimento filosófico a partir de sua distinção das demais formas de saber.
Os aspectos sociológicos, portanto, estudam todas as nuances sociais que envolvem o criminoso quando do cometimento do delito.... ... O estudo da criminologia em seus aspectos sociológicos visa estudar como os fatores sociais influenciam na conduta do individuo.
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO ORIENTAL A pedagogia surgiu como uma ciência que tem como objetivo estudar, analisar, e sistematizar o conhecimento educacional. Os valores da tradição, da não violência e da meditação ligados a religião, foi onde firmou-se a transmissão de conhecimento segundo o Oriente.
O Pensamento Pedagógico Socialista Foi formado diante dos movimentos populares pela democratização do ensino, a concepção socialista da educação opõe-se à concepção burguesa, pois propõe uma educação igualitária. ...
A pedagogia tradicional é marcada por um ensino baseado em verdades impostas, os conteúdos repassados eram basicamente os valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de prepará-los para a vida, e esses conteúdos são determinados pela sociedade e ordenados na legislação independente da experiência ...
"As teorias tradicionais pretendem ser apenas isso: "teorias" neutras, científicas, desinteressadas. As teorias críticas e as teorias pós-críticas, em contraste, argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está, inevitavelmente, implicada em relações de poder.
As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. ... Dessa forma, podemos distinguir três notórias teorias curriculares: as tradicionais, as críticas e as pós-críticas.
Como sabemos, as chamadas "teorias do currículo", assim como as teorias educacionais mais amplas, estão recheadas de afirmações sobre como as coisas deveriam ser. ... Para dizer de outra forma, supostas asserções sobre a realidade acabam funcionando como se fossem asserções sobre como a realidade deveria ser.
No modelo de currículo de Bobbitt, os estudantes devem ser processados como um produto fabril. O que Bobbitt (apud SILVA, 2007) fez como outros antes e depois dele, foi criar uma noção particular de “currículo”. Aquilo que Bobbitt dizia ser “currículo” passou, efetivamente, a ser o “currículo”.
Resposta: Cada período histórico é marcado por fatores econômicos, sociais, políticos. Esses fatores influenciam direta ou indiretamente no currículo, uma vez que estes expressa os interesses e as ideologias dos grupos que o formulam, refletindo no trabalho docente e, consequentemente, na formação dos educandos.
Essa concepção converge com a de Tomaz Tadeu da Silva (2005, p. 15): O currículo é sempre resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir , precisamente o currículo.