A forma correta de escrita da palavra é livre-arbítrio. O uso das palavras livre arbítrio, sem hífen, é desaconselhado. O substantivo masculino livre-arbítrio deve ser utilizado sempre que quisermos referir uma liberdade de atuação segundo próprio discernimento.
O arbítrio tributário estatal é notório tanto no campo material quanto no processual. De fato, conforme José dos Santos Carvalho Filho, o princípio da razoabilidade deve nortear o comportamento estatal. Se atuar fora desses padrões, algum vício estará, sem dúvida, contaminado o comportamento estatal.
verbo transitivo direto e bitransitivo Retirar pela raiz; arrancar todo o conteúdo de: erradicava as ervas daninhas; erradicou as pragas do jardim. Causar o desaparecimento de: é preciso erradicar a fome, a pobreza. Extinguir; fazer com que algo seja destruído: erradicar uma patologia; erradicou da mente os problemas.
Erradicar significa extinguir, ou seja, deixou de existir. Ex.: a varíola foi erradicada em todo o mundo a alguns anos. (ela foi curada por antídotos e deixou de existir). Espero ter ajudado.
Marx identifica a liberdade como um atributo constitutivo do ser social e, como tal, inerente ao gênero humano e não aos indivíduos sociais atomizados em esferas que o limitam ao horizonte da propriedade privada que inverte o sentido do que constitui a sociabilidade humana: o trabalho.
Liberdade é sempre Beisichselbst in einem Andern, “estar consigo mesmo num outro”, ou um estar consigo mesmo em um outro. Este modo de 'estar consigo' dá expressão a uma nova concepção de Hegel da relação entre o eu e o outro, e assim da sua reconceitualização da absoluta auto- atividade.
Assim, para Hegel, a ideia de direito, é a ideia de liberdade, e sua verdadeira compreensão só é possível no processo de cognição de dois aspectos dialeticamente interconectados da ideia: o conceito de direito e seu ser-aí, ou seja, o desenvolvimento do conceito na existência.
Conforme escreve Hegel: “A vontade subjetiva e a paixão são os fatores que atuam, que realizam. A ideia é o interior” (HEGEL, 2008, p. 39). Segundo o filósofo, é somente no Estado que há a união da vontade subjetiva com a razão, ele é a “unidade do querer universal, essencial, e do que- rer subjetivo” (HEGEL, 2008, p.
Dessa forma, a sociedade civil para Hegel é a passagem da sociedade pré-política para sociedade política. Como a sociedade civil é a antítese da família (a comunidade), o Estado é a síntese espiritual da sociedade pré- política - “natural” - (família/comunidade), com a sociedade civil - “artificial”1.
De acordo com Hobbes, a sociedade civil é a "ordem" que resulta do controle do Estado sobre os súditos pelo poder de um contrato (HOBBES, 1967). O segundo autor a construir a idéia de sociedade civil como um contrato entre indivíduos que necessitam de um poder maior para regê-lo? foi Locke, no século XVII.
A Astúcia da Razão consiste em salvaguardar a ideia, permitindo que as paixões atuem por si mesmas, experimentem perdas e danos para que nessa luta e nessa perda sempre sobressaia algo, sempre exceda algo positivo, afirmativo.