O processo de venda do porta-aviões São Paulo (A12) começou em setembro de 2019, mas no ano passado não houveram interessados no leilão. O lance inicial agora era de R$ 7.enquanto o valor oferecido foi de 00, ligeiro ágil e que deverá ser utilizado pela Marinha em outros projetos em andamento.
Um porta-aviões da classe Nimitz, alimentado por dois reatores nucleares e quatro turbinas a vapor possui 333 metros de comprimento e custa cerca de US$ 4,5 bilhões. A Marinha dos Estados Unidos tem a maior frota de porta-aviões do planeta, com onze em serviço e um em construção (todos eles super-porta-aviões).
Classe Nimitz, EUA – 333 metros Os porta-aviões da classe Nimitz são os maiores navios de guerra atualmente em serviço no mundo.
Um guia para entender um pouco mais sobre a Marinha do Brasil e seus navios. A Marinha do Brasil (MB) possui, neste final de 2017, um total de 102 navios distribuídos em diversas de suas organizações militares (OMs) espalhadas pelo país.
Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos da classe Tupi (Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó), um da série Tikuna e o Riachuelo, totalizando seis navios desse tipo. O Humaitá será o sétimo, mas estará operando apenas em fase de testes iniciais.
O chamado “fuzil de assalto leve” é utilizado pela Infantaria e pelos Fuzileiros do Exército Brasileiro. É um armamento de origem belga, mas essas armas foram fabricadas no País. O modelo é usado em exércitos de 90 nações e tem capacidade de disparar 120 tiros por minuto e alcance útil de 600 metros.
Estados Unidos da América
Os Estados Unidos tinham orçamento de 721,5 bilhões de dólares previstos para este ano fiscal de 2020. Na cotação de hoje do dólar, o gasto americano com defesa é 31 vezes maior que todo o orçamento do Ministério da Defesa brasileiro, cujos gastos são só 3% dos valores americanos — ou cerca de 23 bilhões de dólares.
Em 2019, os Estados Unidos gastaram 732 bilhões de dólares, o correspondente a 38% dos gastos globais com armas. Só o aumento em comparação ao ano anterior corresponde à quantia total que a Alemanha gastou em armamentos em 2019.
Recentemente, surgiram questionamentos sobre o orçamento da Defesa e a sua distribuição entre despesas de pessoal, investimentos e custeio. Os militares representam 33% do universo e apenas 25% da despesa total realizada. ...
Segundo os dados do Banco Mundial, o gasto com despesas militares no Brasil foi de 1,47% do PIB em 2018. Isso nos deixa abaixo da média mundial, que foi de 1,79%, mas acima da mediana, que foi de 1,44%.
A maior quantidade de riquezas descobertas e um aumento de fronteiras a serem protegidas. Mesmo no século XXI as guerras são frequentes, a maior quantidade de riquezas descobertas em todo o mundo são o principal motivo de haver uma grande quantidade de militares e despesa com esse tipo de serviço.
A aquisição de armamento de fabricação nacional é a principal explicação para o aumento do orçamento de Defesa dos EUA. Com um Exército de quase 1,4 milhão de homens e mulheres, uma ligeira alta salarial também repercutiu no custo anual.