Mistura de rochas líquidas e incandescentes, o magma pode se formar em regiões mais profundas do planeta do que se supunha. Formado a grandes profundidades, o magma ascende a regiões mais rasas e pode chegar à superfície do planeta na forma de lava expelida pelos vulcões. ...
O magma é uma pasta que existe no interior da terra, aquecida entre 600° e 1.
Camada localizada logo abaixo da crosta terrestre e estende-se até quase a metade do raio da Terra. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.
crosta terrestre
Significado de Magma substantivo masculino Massa pastosa, espessa e viscosa. Massa fundida que, consolidando-se, dá uma rocha endógena.
Magma refere-se a massa pastosa mineral, presente no interior da superfície terrestre, que após movimentos internos geram erupções vulcânicas no planeta e após resfriar, dão origem as rochas ígneas. O magma é encontrado em grande quantidade na camada interna do Planeta Terra chamada Manto.
magma é quando estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava.
Significado de Cratera substantivo feminino Abertura larga por onde o vulcão expele as matérias inflamadas. Depressões do terreno (principalmente na superfície lunar). [Figurado] e Pop. Grande buraco.
Crateras lunares são crateras no solo da Lua. A superfície da Lua é quase que completamente coberta de crateras, a maioria das quais formadas por grandes impactos.
Segundo a Wikipédia (2009) “cratera é uma depressão existente no solo da terra ou de qualquer outro corpo celeste. Pode ser provocada pelo impacto de um meteorito ou asteróide com a superfície dum planeta, satélites ou outros asteroides. O termo é também utilizado para designar a depressão formada pelos vulcões”.
cra·te·ra |é| [ Geologia ] Abertura por onde saem as matérias expelidas por um vulcão.
Cratera de Vredefort
Resposta. De acordo com a separação na escrita, ela tem três.
As partículas foram detectadas dentro da cratera de Chicxulub, no Golfo do México – estrutura que, como defende a teoria mais aceita sobre a extinção dos dinossauros, teria surgido a partir do impacto do asteroide com o planeta.
Utilizando análises estatísticas e simulações gravitacionais eles sugerem que um cometa, de até 80 km de diâmetro e aproximadamente 1 trilhão kg, saiu da Nuvem de Oort, se aproximou de Júpiter e foi repelido pelo seu campo gravitacional em direção ao Sol.
Vídeo mostrando o momento do impacto visto a partir de Kamensk-Uralsky, no Oblast de Sverdlovsk, a norte de Cheliabinsk....Meteoro de Tcheliabinsk.
17 km de diâmetro
Asteroides com diâmetro de 1 km atingem a Terra a cada 500.
1.
O meteorito Hoba (também conhecido como Hoba West) é um meteorito que pode ser visto na fazenda de "Hoba West", próximo de Grootfontein, na região de Otjozondjupa na Namíbia. Foi posto a descoberto, mas devido à sua grande massa, nunca foi movido do local onde caíu.
Evento de Tunguska foi uma queda de um objeto celeste que aconteceu em uma região da Sibéria, no Império Russo, próxima ao rio Podkamennaya Tunguska em 30 de junho de 1908.
São restos rochosos e sem ar oriundos da formação de Sistema Solar. Eles orbitam o Sol e são menores do que planetas, mas maiores do que meteoroides.
Grande parte dos asteroides no Sistema Solar apresenta cerca de um quilômetro de diâmetro, mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros. Asteroides pequenos, geralmente com menos de um quilômetro de diâmetro, são chamados de meteoroides. Os asteroides são rochosos e não possuem formato definido.
Se este meteoroide entrar na atmosfera da Terra, ele deve ser chamado de meteoro por conta do efeito luminoso dessa queima, mas, se algum fragmento "sobreviver" e atingir a superfície, essa rocha recebe o nome de meteorito.
O primeiro é o meteoroide, que é formado por partículas sólidas de asteroides, planetas ou cometas que se deslocaram de sua órbita através de interações com a Terra. Após esse fenômeno, essas partículas penetram a atmosfera, fato que gera um espetáculo luminoso, denominado meteoro.