Quais são os possíveis efeitos colaterais?
Os antibióticos podem ter reações adversas, tais como distúrbios gástricos, diarreia e, nas mulheres, infecções vaginais por levedura. Algumas pessoas são alérgicas a certos antibióticos.
Para adultos e crianças acima de 40 kg, a dose recomendada é de 250 mg via oral, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas. Em infecções mais graves, o médico pode sugerir o aumento da dose para 500 mg, 3 vezes ao dia, de 8 em 8 horas ou 750 mg, 2 vezes ao dia, a cada 12 horas.
Mas atenção ao alerta do Ministério da Saúde: toda vez que uma pessoa não termina seu tratamento com antibióticos, acaba dando uma enorme chance para as bactérias retornarem com mais resistência ao corpo, podendo até agravar a situação inicial. O medicamento mata as bactérias não resistentes, sobrando as resistentes.
Embora seja possível iniciar novamente o tratamento com outra embalagem, é muito importante tentar evitar o esquecimento, pois durante o período em que se deixa de tomar o antibiótico corretamente, as bactérias conseguem desenvolver imunidade, tornando-se mais resistentes e dificultando o tratamento de uma nova ...
Tradicionalmente, aos doentes é dito que não interrompam a toma de antibióticos antes do final do tratamento prescrito, sob pena de a bactéria que está a ser combatida sofrer mutações e tornar-se resistente ao medicamento. Esta é, inclusivamente, uma orientação da Organização Mundial de Saúde.
O maior é de resistência antibiótica, o que quer dizer que a bactéria sofreu ação do antibiótico mas não por tempo suficiente para exterminá-la. Assim, caso a infecção retorne, será resistente à amoxicilina e precisará que um antibiótico mais potente.
A nicotinamida (uma das formas da vitamina B3) consumida em doses elevadas aumenta mil vezes a capacidade do organismo de destruir infecções por estafilococos, cada vez mais resistentes aos antibióticos, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.
Pode tomar antibióticos junto com anti-parasitários sim, sem problemas.
Além disso, é prescrito que ele não deve ser consumido com antibióticos em um prazo de duas horas, principalmente pelo fato do sulfato ferroso seguir um plano de dieta criado pelo nutrólogo, ou um profissional para o indivíduo, que assim, aplicará as doses necessárias, bem como efeitos colaterais e proibições.
3. Pode-se tomar o medicamento com leite, sucos e chás? Não. Por exemplo, os antibióticos tetraciclinas não devem ser tomados com leite, pois o cálcio diminui consideravelmente a absorção da droga.
Embora você possa tomar probióticos enquanto usa antibióticos, não o faça ao mesmo tempo. A recomendação é esperar pelo menos duas horas antes ou depois de tomar o antibiótico para consumir seu suplemento probiótico.
Embora pareça fazer sentido, há poucas provas de que os probióticos realmente funcionem se utilizados dessa maneira. Pesquisadores descobriram, na verdade, que tomar probióticos após o uso de antibiótico atrasa a recuperação da saúde intestinal.