Ela também passou por momentos intensos, em alguns casos até por uma cirurgia, como em um parto cesáreo. O período após o parto, chamado puerpério, é o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres num curto espaço de tempo.
Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).
De acordo com a especialista, que trabalha com gestação, parto e acompanhamento no pós-parto há mais de 30 anos, é preciso esperar sem ansiedades o tempo necessário para o corpo se recuperar da gestação. São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.
Algumas mulheres ficam assustadas com as cólicas que surgem depois do parto. “É normal que a mulher sinta cólicas por causa da contração do útero. Quando ela amamenta, libera um hormônio chamado ocitocina, que faz o útero voltar para o tamanho de origem e também ajuda na produção do leite.
Em todo caso na semana da curetagem não é recomendado fazer esforços e por isso a mulher não deve ir trabalhar. ... Após 3 dias de alta a mulher pode retomar suas atividades, mas sem ir à academia. Quando o sangramento e as cólicas diminuírem, pode-se voltar as atividades normais, inclusive à atividade física.
O retorno dos fluxos menstruais geralmente acontece em 30 a 40 dias da curetagem.
O ideal é que você comece a tomar anticonccepcional no primeiro dia do novo ciclo (primeiro dia da próxima menstruação). De qualquer forma, para iniciar o uso da pílula após a curetagem e o uso dos remédios pós-aborto é importante falar com seu médico.
Geralmente indica-se o início do uso da pílula anticoncepcional hormonal oral no primeiro dia do próximo ciclo menstrual após a curetagem uterina.
Se você visitar um médico após o seu aborto, você pode pedir informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis para evitar outra gravidez não planejada. Pode iniciar a contracepção hormonal até 5 dias após a administração do Misoprostol, para que fique protegida imediatamente.
Se a curetagem foi feita sob raquianestesia, você está com a chamada cefaléia pós-raqui, que embora rara atualmente, pode ocorrer. O seu tratamento consistem em usar analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona e hidratação oral intensa.
Para saber se tudo está bem com a sua curetagem, a sua avaliação clínica pelo seu médico é importante. A presença de fortes dores, sangramento excessivo, febre, corrimento com odor fétido, exigem avaliação médica. O ardor e coceira não são devido a curetagem. Você pode estar com uma vulvovaginite.
Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias. Só fique atenta a sintomas como febre, dores abdominais e secreção ou sangramento com odor fétido, que podem ser sinal de infecção e de que há ainda algum material retido.