Resposta. tg = C0/CA = 12/10 = 1,2.
Jensen Measure
Jensen, baseado no modelo CAPM, para mostrar a rentabilidade adicional que se consegue além do retorno correspondente ao nível de risco sistemático assumido.
Ele considera os riscos sistêmicos e individuais dos ativos da carteira para avaliar qual foi seu desempenho geral. O índice é calculado a partir da seguinte fórmula: Sendo: TA o próprio índice, RA o retorno da carteira analisada, RF o retorno da taxa livre de risco e BA a medida de risco sistêmico Beta.
O Índice Sharpe é um indicador que mede o retorno excedente de uma aplicação financeira em relação a outra aplicação livre de risco.
Se esse for um investimento basicamente de renda fixa pós-fixada (que oscila pouco, ou seja, tem baixa volatilidade), o resultado será um Índice de Sharpe com um número positivo e alto. Quanto mais alto for o Índice de Sharpe, melhor foi a performance desse investimento em relação ao risco que ele oferece.
Muito utilizado na contabilidade das empresas e no mercado financeiro, o duration que, traduzido do inglês significa duração, mostra exatamente o que a palavra indica: o tempo médio que um investimento leva para retornar, ou seja, a sua duração.
A Duration de um título que paga cupons é sempre menor que a sua maturidade, uma vez que existem pagamentos que acontecem antes da maturidade. Quanto menor o cupom que o título paga maior será a Duration, uma vez que proporcionalmte a maior parte dos pagamentos fica por final (principal) e vice-versa.
Criado como indicador de finanças empresariais, em 1938, pelo financista Macaulay, mas só difundido na década de 70 e posteriormente aplicado em análises macroeconômicas, o conceito de duração exprime a sensibilidade do preço de um título prefixado a mudanças nas taxas de juros.
Via de regra, os ativos que possuem prazos mais longos de vencimento costumam apresentar maior volatilidade. Assim, é importante ressaltar que se você possui um longo horizonte de tempo, e investe num fundo focado em entregar resultados de longo prazo, seus recursos podem estar sujeito à maior volatilidade.
A duration modificada é uma derivação da duration simples, que demonstra a sensibilidade dos títulos em relação a taxa de juros de mercado. Ou seja, essa fórmula busca demonstrar o que acontecerá com o preço dos títulos a partir de variações na taxa de juros.
No mercado financeiro, vale lembrar que, quanto maior a volatilidade, maior o potencial de valorização. Logo, se você investir no ativo “y”, terá melhores chances de ganhar dinheiro — já que a margem de oscilação é maior. Na mesma medida, porém, você poderá perder mais dinheiro, justamente pela maior volatilidade.
Parâmetros