❖ Extração por solvente à quente ❖ Método de Soxhlet. ❖ Método de Goldfish. que permite a extração de lipídios através da passagem semi- contínua do solvente através da amostra. deve ser previamente seca em estufa e triturada.
Lipídios neutros estão ligados covalentemente e podem ser extraídos dos tecidos por solventes apolares, enquanto lipídios polares, os quais estão ligados por forças eletrostáticas e pontes de hidrogênio, requerem solventes polares capazes de quebrar tais ligações e liberá-los.
Há diversos métodos para a determinação do teor de lipídios em alimentos, adequados para diferentes produtos: extração com solvente a quente, extração com solvente a frio; extração da gordura ligada a outros compostos, por hidrólise ácida e alcalina (CECCHI, 2003).
O teor de umidade no mel tem um papel decisivo sob o ponto de vista da quali- dade e estabilidade. A quantidade de água presente no mel afeta propriedades físicas e sensoriais como cor, viscosidade, sabor, peso específico, solubilidade, determinando, dessa forma, seu valor comercial [1–3].
O teor de umidade é determinado pelo método de secagem em estufa. A preservação do alimento depende da quantidade de água presente no alimento. A água contida no alimento pode se encontrar livre ou ligada. ... Essa água que deteriora mais rápido o alimento é fácil de ser determinada e também de ser eliminada.
A medida mais comumente empregada para expressar a estabilidade de um produto é a determinação do nível de água em sua forma livre, que em alimentos, denomina-se Índice de Atividade de Água, Aw, que é determinada pela fórmula: Aw = P/P0.
A actividade da água (aW) define-se como a relação entre a pressão do vapor da água do alimento e a pressão do vapor de água pura à mesma temperatura. É avaliada numa escala de 0 a 1, onde 1 representa a água pura. Assim, quanto maior o valor de atividade da água, maior o risco de deterioração do alimento.