A principal diferença entre microrganismos aeróbios e anaeróbios está na forma como eles obtêm energia. Com palavras mais técnicas: a diferença está no ATP, no trifosfato de adenosina. Os microrganismos aeróbios obtêm energia (conservada na célula em forma de ATP) por meio de reações químicas com o oxigênio (O2).
Um organismo anaeróbico é qualquer organismo que não necessita de oxigênio para o crescimento. Ele pode reagir negativamente ou até mesmo morrer se o oxigênio está presente.
A respiração anaeróbia é importante, pois em muitos casos de falta de oxigenação, esse é único meio de tentar suprir a necessidade energética de ATP. ... A respiração anaeróbia, no caso dos humanos, produz outro produto que pode ser trabalhado e útil ao organismo, que é o ácido lático.
Ao final, são produzidas seis moléculas de NADH, duas moléculas de FADH2, duas moléculas de ATP e quatro moléculas de CO2. Fosforilação oxidativa: etapa final do processo de respiração celular, na qual ocorre a maior produção de ATP. Ao final, são produzidas entre 26 e 28 moléculas de ATP.