Segundo a Constituição Federal (Art. 215) compete ao Estado garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais, através da democratização do acesso aos bens de cultura.
A definição de cultura evoluiu com o passar dos anos e as mudanças econômicas e sociais enfrentadas pelas nações. ... Estamos falando do conceito de democratização cultural, que tem como objetivo a distribuição e a popularização da arte, do conhecimento científico e das formas de “alta cultura”.
Mais de 5,8 milhões de domicílios são considerados inadequados, segundo o Ministério das Cidades. Pressões econômicas, como a especulação imobiliária agravam esse contexto.
Segundo a Constituição Federal (Art. 215) compete ao Estado garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais, através da democratização do acesso aos bens de cultura.
Democratização do acesso são medidas presentes na proposta cultural que promovam ou ampliem a possibilidade de fruição dos bens, produtos e ações culturais, em especial às camadas da população menos assistidas ou excluídas do exercício de seus direitos culturais por sua condição socioeconômica ou por quaisquer outras ...
Para brasileiros, preço alto é principal obstáculo para acesso à cultura, diz pesquisa do Ipea. Preços altos, barreira social e distância são os grandes fatores responsáveis pela percepção do brasileiro de que o acesso às atividades culturais no país é difícil.
O acesso ao cinema no Brasil não é democratizado, mas sim selecionado, segregacionista e seletivo, tornando-se um privilégio da camada mais rica da sociedade nacional. ... Na escola, nos contam que o Brasil é um país multicultural, o famoso Brasil de muitos “Brasis”.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Dessa forma, a democracia pode ser entendida como um regime de governo onde o povo (cidadão) é quem deve tomar as decisões políticas e de poder. ... Esta é a classificação dada por Aristóteles, em sua obra Política. Historicamente, a democracia surgiu na Grécia antiga (ver mais na seção Filosofia Antiga).
Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.
A maior contribuição dos sofistas foi, certamente, utilizarem-se da razão para ajudar a colocar o ser humano em seu devido lugar, ou seja, no centro das atenções. ... A sofística veio, exatamente, resgatar o ser humano das sombras da filosofia da physis e colocá-lo em total evidência.
A filosofia tem um papel muito importante na educação e na vida do cidadão. Ela ajuda na formação de pessoas conscientes da realidade, vida e mundo. ... A filosofia mostra que o conhecimento não se reduz ao livro didático da escola,mas que este é o primeiro passo de um caminho longo a ser percorrido.
A filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia, está disponível para todos, mas poucos a usufruem, como é definido entre o sábio e as massas. ...