Consideramos um número como sendo par quando o dividimos por dois e seu resto é zero. Já um número é ímpar quando, na divisão por dois, o resto é diferente de zero. Veja o exemplo a seguir: — Verifique quais números do conjunto {6, 12, 17, 39} são pares ou ímpares.
E a verificação que vamos utilizar é: Se o resto da divisão do número por 2 for igual a 0, então o número é par, senão o número é ímpar.
Uma das maiores utilizações do operador mod é para verificar se um número é par ou ímpar. Quando o número "mod" 2 resulta 0, ele é par, caso contrário, é ímpar.
Para saber se um número é par ou ímpar, basta dividir ele por 2. Se for par, o resto é sempre 0, não sobra nada. Já se for ímpar, vai sempre ter resto 1.
Par ou Ímpar em C++ Ou seja, que são formados pelo número 2 multiplicado por outro número inteiro qualquer. Ou seja, para saber se um número num armazena um par, basta testar se seu resto da divisão por 2 é igual a 0.
As listas em Python possuem um método embutido list. sort() que modifica a lista em si. Há também a função embutida sorted() que constrói uma nova lista ordenada à partir de um iterável.
A função reverse() inverte a ordem da lista mas sem ordena-la, ou seja, a ordem em que os elementos estão dispostos é indiferente, o que importa, é fazer com que o último seja o primeiro e vice-e-versa.
Ordenar listas em python é muito simples, toda lista tem uma função sort() que ordena os itens contidos nela. Funciona tanto para números como para strings. Lembrando o que aprendemos no post sobre strings, as letras maiúsculas tem o código ASCII menor e por isto vão aparecer primeiro na lista ordenada.
Para inverter uma lista chamada "array" use array. reverse() .