Para fazer essa solicitação, é importante que haja uma emissão de notas fiscais para comunicar a baixa de estoque por perda. O motivo da baixa de estoque deve estar no campo de observações e tudo isso deve estar lançado na escrituração fiscal no SPED.
ASPECTOS CONTÁBEIS No item 34 desta resolução, determina que todas as perdas de estoques devem ser reconhecidas como despesa do período, dedutível ou não, em que a redução ou a perda ocorrerem, ou seja seguindo o princípio contábil da competência.
Os registros contábeis das perdas admitidas nos limites e condições impostas pela legislação tributária serão efetuados a débito de conta de resultado e a crédito:
Quando contratada empresa especializada em descarte ou incineração destas mercadorias vencidas, sua empresa deverá emitir outra nota fiscal com o CFOP 5.
Deverá o contribuinte emitir nota fiscal de saída para baixa de estoque, sem destaque do imposto, com uso do CFOP 5.
O proprietário deverá emitir nota fiscal sem destaque de impostos com a natureza de operação REMESSA PARA DESCARTE, tendo como destinatário a Xerox Comércio e Indústria Ltda. O código fiscal da operação (CFOP) será 5.
Para registrar o consumo próprio de mercadorias adquiridas originalmente para comercialização, o contribuinte deverá emitir Nota Fiscal sem destaque do ICMS, indicando o CFOP 5.
Sim é possível realizar a emissão dessa nota. Só precisa confirmar se essa maquina é um ativo para empresa, sendo ativo a nota será emitida com CFOP 5.
Um cliente na área de Construção civil , optante no simples , é obrigado a emitir nota fiscal compondo o valor dos serviços mais o material usado para executar a obra .
Dessa forma, pode-se chamar o DANFE ainda de um comprovante da NF-e. Além disso, esse documento contribui com a escrituração contábil e pode funcionar como uma comprovação de prestação de serviços.
Como lançar uma nota de Serviços Prestados?
Entre no site da Prefeitura e clique na área de emissão de notas fiscais. Você vai preencher os campos necessários: CPF ou CNPJ e a senha. Lembre-se de conferir se seus dados estão preenchidos de forma correta, como a inscrição municipal, razão social e CNPJ.
Para cada nota sujeita a recolhimento de ISS existirá um campo amarelo com um marcador (a direita de cada NF). Um boleto de ISS pode estar associado a uma ou mais notas fiscais de uma competência (ano/mês). Tique todas as notas que você pretende pagar com o boleto e clique em Gerar Boleto.
Como vimos acima, a lei municipal geralmente determina que a nota fiscal de serviço deve ser emitida uma vez que o serviço seja prestado, independentemente de pagamento. Se isso não ocorrer, o contribuinte corre 2 riscos principais: ser multado e/ou sofrer outras penalidades impostas pelo fisco.
É imprescindível informar o nome fantasia, a razão social, o CNPJ, a inscrição municipal, a inscrição estadual, seu endereço, a forma de contato e, também, se você é optante pelo Simples Nacional. É mais comum que esse preenchimento tenha de ser feito apenas uma vez.
Quem tem imposto retido na nota fiscal e quem paga o imposto depois? Todos os empreendedores formalizados precisam pagar impostos sobre o que vendem. E podemos dividir essas tributações em duas modalidades: Empresas optantes pelo regime de Lucro Real ou Lucro Presumido têm o imposto retido na nota fiscal.