Caracterizada pelo uso de métodos matemático-estatísticos, essa nova geografia desenvolveu-se principalmente nas décadas de 1960 e 70. Na essência buscava a substituição do trabalho de campo pelos experimentos laboratoriais, com muitas mensurações, dados estatísticos, gráficos e tabelas bastante sofisticadas.
A geografia critica é uma corrente de ideias que veio romper a neutralidades da geografia existente, ou seja, a tradicional. ... Já que a Geografia Tradicional preocupava-se apenas com a natureza, as velhas teorias veiculando sempre a ideia de expansão territorial como forma de poder, sem se preocupar com o lado social.
A Geografia Tradicional, como é conhecida entre os profissionais, valorizava os aspectos físicos enquanto que a dinâmica populacional e os fatores históricos eram quase que desprezados, além disso, existia uma nítida distinção entre Geografia Humana e Geografia Física, essa visão é um tanto equivocada e uma idéia ...
Região, território, lugar, paisagem e espaço são os principais conceitos-chaves que fizeram parte dessa (des)construção. A Geografia ficou conhecida como Geografia Tradicional do período que se estendeu de 1870, quando essa ciência foi institucionalizada nas universidades europeias, até 1950.
Foi nesse palco que os geógrafos ergueram os pilares da Geografia Tradicional. ... Vamos apenas relembrar as principais características da Geografia Positivista: redução da realidade ao mundo dos sentidos, existência de um único método de interpretação, comum a todas as ciências, a Geogra- fia é uma ciência de síntese.
Em 1870, na Alemanha, a geografia surgiu como uma disciplina acadêmica e foi introduzida na universidade, o que, posteriormente, também ocorreu na França. ... Essa tendência da geografia ficou caracterizada como “geografia tradicional”.
A Geografia Geral abarca os temas relacionados com a interação entre a sociedade e a natureza e a transformação do espaço por meio do trabalho humano. A Geografia enquanto ciência é uma ferramenta para a análise e produção do espaço geográfico.
A Geografia enquanto ciência no sentido Moderno surge somente no século XIX. Na Antiguidade a Geografia desenvolve-se com os gregos. No Feudalismo grande parte de seus estudos estarão influenciados pelo conhecimento Teológico. Na Idade Moderna a Geografia se constitui Ciência com embates das “Escolas” alemã e francesa.
A Geografia enquanto ciência no sentido Moderno surge somente no século XIX. Na Antiguidade a Geografia desenvolve-se com os gregos. No Feudalismo grande parte de seus estudos estarão influenciados pelo conhecimento Teológico. Na Idade Moderna a Geografia se constitui Ciência com embates das “Escolas” alemã e francesa.
As principais categorias da geografia são: paisagem, território, região e lugar. ... Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar.
Qual delas estaremos trabalhando nesta disciplina? R: Geografia é a ciência que estuda e analisa o espaço e a relação entre o homem e a natureza, dividindo em categorias de analise em: Espaço Geográfico, Paisagem, Lugar, Região e Território, onde estudaremos duas destas categorias, o Território e a Região.