Como armazenar Guarde o repolho inteiro; as folhas externas acabam protegendo as mais internas. Caso tenha utilizado apenas a metade, embale o restante com filme ou guarde dentro de um saco plástico na geladeira.
É possível congelar tanto o repolho cru quanto o cozido. No caso do repolho cru lave bem e corte em fatias finas ou solte as folhas.
Embale bem a metade do repolho usando o filme plástico, e coloque-o na geladeira. O limão evita que o vegetal escureça, e como ele está bem embalado, o ar não pode entrar, o que aceleraria o processo de oxidação. Colocar o repolho na geladeira fará com que ele seja mantido em um ambiente escuro e frio.
Quando picado, deve obrigatoriamente ser mantido embalado ou em vasilha tampada na geladeira, conservando-se por até cinco dias depois de picado. Para congelar o repolho, retire as folhas externas caso estas estejam murchas ou danificadas. Corte o repolho em 4 partes, ou em tiras finas.
Limão. O limão é especialista em limpeza e em tirar cheiro ruim de peixe da cozinha, das mãos e da couve-flor ao ser cozida. No caso do repolho, se você for utilizá-lo cru, uma boa pedida é temperá-lo com algumas gotas de limão, o que vai ajudar a impedir a formação de gases.
Uma situação muito comum causada pelo consumo de repolho é o aumento de gases, e para algumas pessoas o exagero pode, inclusive, levar a vômitos e diarreia. Portanto, se você for mais sensível ao alimento, procure diminuir a quantidade, mas não evite completamente o repolho.
Benefícios do repolho
Repolho roxo: rico em antocianinas, substâncias capazes de proteger o coração. Além disso, é rico em vitamina C, B6, fibras, potássio e fósforo. Comer o legume cru é a melhor forma de aproveitar estes nutrientes.
Comer repolho é uma maneira esperta e barata de reduzir medidas. Ele é rico em fibras e tem alto teor de carnitina, aminoácido que combate o excesso de peso. Veja como incluir o alimento de um jeito gostoso no cardápio. Seguir uma dieta à base de repolho reduz medidas, dá saciedade e põe o intestino para trabalhar.
Repolho roxo: pouco calórico, ótima fonte de vitamina C e rico em fibras. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, por conter selênio, favorece uma pele saudável. Também é cicatrizante e combate gripes e resfriados. O repolho roxo tem mais vitamina C e fósforo do que as versões verde e branca.
? O repolho verde possui mais ácido fólico e vitamina A, que ajuda na visão e na vitalidade do cabelo e da pele. ? Já o roxo é rico em antocianina, pigmento que também está presente na beterraba e na berinjela que lhe dá essa coloração característica.
Existem basicamente dois tipos de repolho à venda no mercado brasileiro, o roxo e o branco, A diferença entre eles está na presença de antocianina, um pigmento natural que tem propriedades antioxidantes, além de muita vitamina C e E.
O repolho é rico em potássio, um mineral essencial que colabora para o funcionamento do sistema cardiovascular, levando a uma melhora na saúde do coração. O potássio também regulariza os níveis da pressão sanguínea, auxiliando na diminuição do estresse e melhorando a saúde mental num geral.
Além de ser uma excelente fonte de vitamina C, o repolho também contém vitamina A, B1, B2, B6, K, ácido fólico, fibras, e minerais como o cálcio, fósforo e enxofre.
De acordo com um novo estudo, publicado no periódico científico Science Translation Medicine, brócolis, couve, repolho e outros alimentos da mesma família possuem um composto antioxidante que pode atuar no tratamento do diabetes tipo 2.
Tabela de alimentos para diabéticos Vegetais como alface, brócolis, abobrinha, cogumelos, cebola, tomate, espinafre, couve-flor, pimentão, berinjela e cenoura. Kiwi, melão, mamão, pinha, uvas e uva passa.
Cenouras Se você quiser absorver melhor o beta-caroteno – um precursor da vitamina A – encontrada na cenoura, melhor comê-las cozidas e temperadas com um pouco de azeite. O beta-caroteno é mais facilmente assimilado pelo corpo, após um curto período de cozimento.
A cenoura tem betacaroteno e também alfa-caroteno e luteína. O consumo regular de cenouras também reduz os níveis de colesterol, porque as fibras solúveis ligam-se com os ácidos biliares. A vitamina A auxilia o fígado na liberação das toxinas do corpo. Reduz a gordura no fígado e na bílis.
Quando consumida com casca, a cenoura fornece quantidade maior de betacaroteno. Na hora de preparar receitas com cenoura (saladas, caldos e até mesmo bolos), o mais indicado é não descartar a casca do alimento.