Técnicas para conservar energia
Sempre que um corpo ganha quantidade de movimento, outro corpo perde igual quantidade de movimento. ... Com isso, podemos afirmar que a quantidade de movimento do sistema se conserva. Dizemos sistema mecanicamente isolado para um sistema que está livre da ação de força resultante externa.
Assim fica enunciado o Princípio da Quantidade de Movimento: se a resultante das forças externas que atuam no sistema for nula, a quantidade de movimento é conservada, ou seja, em sistema isolado, a quantidade de movimento é constante.
O teorema do impulso estabelece que o impulso resultante é igual a variação da quantidade de movimento do corpo. Na verdade, quando Isaac Newton deduziu sua famosa segunda lei, ela foi escrita no formato do teorema do impulso: F⋅Δt=m→Δv F ⋅ Δ t = m Δ v → .
Impulso é a medida da variação da quantidade de movimento. Assim como a quantidade de movimento, ele é uma grandeza vetorial. Quando se aplica um impulso a um corpo, sua quantidade de movimento muda.
Forças impulsivas são forças intensas, não constantes, exercidas sobre curtos intervalos de tempo. Podemos definir uma grandeza chamada Impulso.
Quando temos mais de duas cargas elétricas num sistema, cada carga recebe a ação de mais de uma força (cada carga sofre ação de cada outra carga pertencente ao sistema. ... Para uma carga elétrica sujeita a apenas duas forças elétricas, a resultante das forças pode ser encontrada pela lei dos cossenos.