A melhor maneira de conservar as folhas, uma vez secas, é guardá-las em recipientes hermeticamente fechados. Especiaria riquíssima no quesito medicinal, a erva-cidreira nos surpreende com seu lado condimentar e proporciona pequenas e deliciosas surpresas ao nosso paladar.
Depois de cortar as ervas e fazer pequenos ramos, basta pendurar num local seco e ventilado e de preferência na ausência de sol. Uma dica importante: devem evitar cortar as plantas quando estiverem molhadas (com orvalho ou chuva).
Cuidado com a ferrugem Caso isso aconteça com o seu exemplar, remova as folhas danificadas e aplique diariamente óleo de neem em toda a planta, de baixo para cima, até que a infestação desapareça. Se optar pelo produto concentrado, dilua 100 ml em 30 litros de água.
Os esporos (principalmente os urediniósporos) podem sofrer dispersão através do vento, água da chuva ou água de irrigação. Esses esporos aderem à superfície das folhas úmidas, podendo infectá-las durante os períodos de alta umidade relativa.
Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.
O capim-cidreira ou capim-limão forma touceira densa de folhas longas e bordas cortantes. A coloração é verde-clara e, devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis).
O capim-limão é usado como remédio natural para curar feridas e ajudar a prevenir infecções. Uma pesquisa descobriu que o óleo essencial de capim-limão é eficaz contra uma variedade de bactérias resistentes a medicamentos, incluindo aquelas que causam: Infecções de pele. ... Infecções de sangue.