Configuração passo a passo do servidor FTP Vá para 'Serviços de Rede' > 'Serviço FTP' e habilite o servidor FTP. Você pode mudar a porta do FTP, definir o número máximo de conexões, configurar o suporte a Unicode ou o se quer aceitar conexões anônimas.
Com os dados em mãos:
Selecione a pasta do arquivo a ser enviado no quadro “Endereço local:”. Clique com o botão direito sobre o arquivo que deseja enviar no quadro abaixo de “Endereço local:”. Se quiser apenas transferir o arquivo, no menu que aparece escolha a opção “Upload”./span>
O FTP (File Transfer Protocol) ou Protocolo de Transferência de Arquivos, em português, é um protocolo usado para transferir arquivos por uma rede de computadores, desde uma local à internet. Basicamente, permite a troca de arquivos entre dois computadores de modo direto, em que um ganha acesso às pastas do outro.
FTP usa os serviços TCP, pois precisa de duas conexões TCP. A porta 21 é usada para conexão de controlo e a porta 20 é usada na conexão de dados. ... Já o servidor possui dois componentes: processo de controlo e processo de transferência de dados. A conexão de dados é feita entre processos de transferência de dados.
Usando o protocolo TCP, a porta padrão para um servidor HTTP em um computador é a porta 80, porém outras portas podem ser utilizadas, como a 8000 ou 8080. A URL da página a se requisitar contém o nome do domínio e o número da porta, embora este último pode ser omitido caso a porta seja a 80.