A representação gráfica é exposta sem profundidade ou perspectiva (plano ortogonal). A elevação é comumente chamada de fachada e possui a mesma função do corte, porém, exibindo a área externa da edificação.
A planta baixa é um corte horizontal na edificação, a 1,5 metros de altura do chão, ou seja, é como se tirássemos o telhado da edificação, ou os pavimentos superiores, para ver a disposição dos ambientes, localização das aberturas e esquadrias.
Para darmos mais expressividade nas fachadas podemos acrescentar desenhos da vegetação e de calungas humanas. É importante salientar, que a presença de representações de figuras humanas, auxiliam na interpretação da grandeza (tamanho) dos elementos da fachada, além de propiciar a humanização dos desenhos.
Devemos representá-las nas seguintes formas: Planta baixa – Indicando aonde o vão está locado no projeto; Informando no desenho as medidas de largura, altura, e altura do peitoril (para janelas); informando largura e altura (para portas); e o sentido de abertura.
Dicas pontuais de como criar uma fachada de loja atrativa
Como criar plantas de casas online: programas e ferramentas
É um desenho feito à mão de como chegar à sua casa, contendo pontos de referência que facilitem a localização.
Carta – documento de finalidade especial, maior precisão como as cartas topográficas, náuticas e aeronáuticas. Planta – documento que exprime uma área restrita, como cidades, casas ou jardins. Croqui – esboço, em breve traços, de desenho ou de pintura.