O interruptor paralelo, também conhecido como three way, ou três vias é utilizado para ligar ou desligar uma mesma lâmpada de dois lugares diferentes. Assim, uma sala com duas entradas, pode ter um interruptor próximo a cada porta e ambos irão ligar a desligar as mesmas lâmpadas que iluminam esta sala.
Certifique-se de que na caixa de luz do interruptor principal as pontas dos três fios (A, B e C) estão ligadas, seguindo o mesmo padrão da caixa de luz do interruptor paralelo; Realize o acabamento necessário com a instalação dos espelhos; Pronto! Agora você pode contar com a comodidade dos interruptores paralelos.
O interruptor intermediário, também conhecido como four way é utilizado para ampliar o número de interruptores em um circuito paralelo. Ou seja, com ele é possível utilizar três, quatro, ou mais interruptores para ligar ou desligar uma mesma lâmpada!
Interruptor Three Way ou paralelo consiste em dois pontos diferentes (interruptores) para ligar ou desligar uma lâmpada.
Interruptor paralelo Também conhecida como Three Way, esse tipo de instalação é um pouco mais complexa. É possível acender ou apagar as lâmpadas por meio de interruptores diferentes, já que eles são conectados em paralelo. ... Os outros terminais devem ser conectados ao terminal correspondente no outro interruptor.
O interruptor four way, que também é conhecido como interruptor intermediário, é um interruptor que interligado a dois interruptores paralelos, é capaz de controlar um ponto de iluminação de no mínimo três pontos distintos, também sendo usados em escadas e corredores.
Passo 1: Ligação do fio cabo neutro no receptáculo. Segundo passo é ligue o cabo de fase no borne central do interruptor 1. Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1. Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.
Identificado os fios, é o momento de levá-los até o ponto correto onde será instalado o interruptor, com atenção:
Como ligar duas lâmpadas em paralelo
O interruptor é um componente elétrico que possibilita comandar um ponto de iluminação, podendo acender ou desligar uma lâmpada ou um conjunto de lâmpadas. ... Já o interruptor com tomada é um componente elétrico que possibilita ter interruptor e tomada no mesmo ponto.
Lista prática para viajantes: tomadas e voltagem de cada país
Estas são as 10 melhores marcas de tomadas e interruptores do mercado brasileiro de materiais elétricos
Para a cozinha, a Norma ABNT NBR5410 define que é importante ter uma tomada para cada 3,5 m. Além de saber o número de tomadas, é importante saber onde colocar as tomadas e interruptores para que eles atendam suas necessidades.
Você sabe quantas tomadas são necessárias para cada cômodo? A NBR 5410, que é a norma que estipula as condições adequadas das instalações elétricas, estipula que pelo menos uma tomada deve ser instalada a cada oito metros quadrados. Nos quartos e salas, o ideal é que se tenha um ponto de tomada a cada 5 metros.
A ABNT orienta no mínimo uma tomada a cada 3,5 m de parede. Na cozinha, elas devem ser instaladas na altura média, para que fiquem acima das bancadas. Fogão, geladeira, coifa, torneira elétrica, micro-ondas e forno precisam de pontos de energia permanentes, portanto, é uma boa ideia instalar modelos com entrada dupla.
Para Escritórios com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 10 tomadas de 180 VA para os primeiros 40 m² + 1 tomada de 180 VA para cada 10 m². E para Lojas com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 1 tomada de 180 VA para cada 30m².
Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 1270 W, e para 220 V a potência máxima permitida é de 2200 W.