No entanto, os nutrientes do quiabo podem ser perdidos durante o cozimento, principalmente a vitamina C, por isso, consumi-lo cru em saladas é a melhor opção para garantir o aproveitamento total do fruto.
No caso do quiabo, vem-se descobrindo que sua riqueza de fibras diminui a absorção de carboidratos no organismo, promovendo uma redução nos índices glicêmicos. Por isso, é um alimento cujo consumo é estimulado para os diabéticos e também para reduzir o colesterol.
Como fazer a água de quiabo: Corte os quiabos pela metade e tire as pontas. Coloque-os em um copo com 200 ml de água e tampe o copo. Deixe o quiabo de molho nessa água, durante a noite. No dia seguinte, pode consumir a água em jejum e esperar meia hora antes de comer ou beber.
7 remédios naturais para baixar a glicose
Alguns ótimos exemplos de sucos que o diabético pode tomar sem culpa são os preparados com ingredientes como melancia, aipo, maçã e batata yacon, porque possuem ingredientes que ajudam a controlar a glicemia.
Também é importante incluir na dieta alimentos diuréticos, como a melancia, o abacaxi, o pepino e a salsa, por exemplo, além de aumentar o consumo de água, já que isso ajuda a eliminar a retenção de líquidos através da urina e a regular a pressão arterial.