Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).
Potência elétrica é a medida da quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Pode ser calculada por meio de grandezas como tensão, corrente e resistência elétrica, e sua unidade de medida é o watt.
Por exemplo uma unidade é o Watt, em diversos equipamentos elétricos encontramos a potência desse aparelho, diferentemente do que acontece na conta de energia elétrica kWh onde temos a quantidade de energia utilizada. Outras unidades de potência são o CV e o kW.
Sendo a unidade adotada para fluxo de calor, no sistema internacional, o Watt (W), que corresponde a Joule por segundo, embora também sejam muito usada a unidade caloria/segundo (cal/s) e seus múltiplos: caloria/minuto (cal/min) e quilocaloria/segundo (kcal/s).
Calcule a potência desenvolvida pela força, durante o intervalo de tempo referido. Resposta: A potência seria o trabalho realizado dividido pelo intervalo de tempo, isto é, P = (20 N)(5,0 m)/(10 s) = 10 watts.
O rendimento das máquinas térmicas é uma grandeza adimensional dada pela razão entre a quantidade de trabalho mecânico extraído de uma máquina térmica e a quantidade de energia fornecida a ela em forma de calor. Não pare agora... ... Quanto maior o rendimento de uma máquina, maior será sua eficiência.