A equação M = I. α relaciona o módulo do torque M com a aceleração angular α e com a quantidade I que representa a inércia rotacional do objeto. A quantidade I é conhecida como o momento de inércia do corpo e a sua unidade no SI é kg.
O módulo do torque pode ser calculado pelo produto da força, distância e pelo seno do ângulo que é formado entre essas duas grandezas:
O torque do motor é calculado multiplicando a força aplicada (F) pela distância do centro do eixo (d), também chamado de braço de alavanca. Quanto mais distante a força aplicada estiver do eixo, maior será o torque. Nesse cálculo é importante observar o sinal da rotação produzida.
Para se determinar o valor do torque de aperto de um parafuso, é usualmente utilizada uma equação simplificada, conforme abaixo: T = D x K x P, onde: T = Torque de aperto (Nm); D = Diâmetro nominal da rosca do fixador (mm);
É a medida da quantidade de força atuando sobre um objeto para fazer com que o mesmo gire. O que é aperto por Torque? A aplicação da pré carga sobre um prendedor, pelo giro da porca sobre o mesmo.
O torque ou momento de força, pode ser medido dinamicamente, quando o parafuso é apertado, ou estaticamente, verificando o torque com uma chave de torque depois de apertar.
torque residual é a exata força que se aplica para deslocamento de um parafuso que já esteja apertado.
Classe de Resistência de Parafusos
Classes de resistência de parafusos
A aplicação do torque correto nos parafusos previne falhas, além de aumentar a vida útil e a segurança dos componentes. Por exemplo: a aplicação de torque excessivo ao Rebite Roscado Cilîndico pode causar este fixador a girar na chapa aplicada, inutilizando a aplicação.
Exemplo - Calcular o diâmetro menor de um parafuso (d1) para uma rosca de diâmetro externo (d) de 10 mm e passo (p) de 1,5 mm. Cálculo: d1 = d - 1,2268 · P Substituindo os valores dessa fórmula: d1 = 10 - 1,2268 · 1,5 d1 = 10 - 1,840 d1 = 8,16 mm Portanto, o diâmetro menor da rosca é de 8,16 mm.
Parafusos com cabeça chata e que ficarão nivelados com a superfície de aplicação, devem ser medidos desde sua cabeça até a ponta de sua rosca. Na maioria das vezes é considerado o Diâmetro da Rosca.
Certifique-se sempre que a chave esteja completamente encaixada na porca ou parafuso, nunca incline a chave em ângulo. Quando se utiliza uma chave inglesa, o aperdo deve ser feito no lado mais resistente da chave. Nunca use uma chave de torque como chave convencional.
O primeiro número (10), multiplicado por 100, define a resistência de tração a ruptura em N/mm², sendo então 1000 N/mm². O segundo número, acrescido do ponto (. 9) multiplicado por 1000, representa o valor de limite de escoamento nominal em N/mm², neste caso 900 N/mm².
Classe de Resistência de Parafusos
Divida o peso dos 20 parafusos por 20. O valor obtido é o peso médio de um parafuso. No exemplo, 42 / 20 = 2,1, portanto o peso de um parafuso é de 2,1 gramas.
121 a 150kg
até 73 a 74kg
CHUMBADOR SUJEITO A CISALHAMENTO E TRAÇÃO -- Tensão de arrancamento desejada = 400 kg. -- Carga de tensão disponível (conf. exemplo anterior) = 760 kg.
Bucha-parafuso: suporta até 15 kg. Bucha de expansão: suporta até 30 kg. Bucha basculante: pode aguentar até 50 kg.
Tijolo – 2,2 kg. Tijolo – 2,250kg. Tijolo – 3,6kg.
até 35kg
Cada bucha suporta o peso de 15 kg por ponto de fixação.
Características Técnicas